A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), registrou mais de 4.447 atendimentos somente no mês de dezembro de 2021. Neste mês de janeiro, já ultrapassa os 3 mil. A grande procura pela unidade chamou a atenção da gestão, que ao longo dos meses tem registrado um grande fluxo, tanto por conta do enfrentamento às síndromes gripais, quanto pela busca de outros serviços.

“A gente tem percebido um aumento em atendimentos. Estamos próximos a atender 5 mil pessoas por mês. Além de todas essas emergências, a gente percebe que a Unidade tem resgatado a confiança das pessoas que buscam pelos serviços”, destaca Sansão Pinheiro, diretor da UPA

Atualmente a UPA recebe Emergências clínicas, odontológicas e dá resolutividade aos casos intermediários, evitando que haja uma sobrecarga na rede hospitalar.

“Aqui nós atendemos as emergências clínicas, odontológicas, os infartos, síndromes hipertensivas e pessoas que traumatizam a face. A parte financeira teve um aumento significativo. Quanto mais você atende, mais produtividade você tem, chegamos a aumentar em mais de 5 vezes esses atendimentos”, destaca Sansão Pinheiro, diretor da UPA.

A gestão da Unidade orienta os pacientes para que, nos casos específicos de síndromes gripais, que as pessoas procurem primeiro a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, deixando os casos mais graves para a UPA e Complexo Hospitalar Gentil Filho.

“Os casos mais leves, a orientação é que as pessoas procurem as UBSs, a fim de não sobrecarregar o sistema, sendo que as Unidades Básicas de Saúde podem dar esse suporte”, lembra Sansão Pinheiro, diretor da UPA.