A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA Campus Caxias) convida as mulheres a se inscreverem nas 360 vagas abertas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que estão sendo ofertados Linha Mulheres no Mundo do Trabalho – Mulheres Mil.

DATAS E LOCAIS DE INSCRIÇÕES:
As inscrições podem ser feitas de 24 de janeiro a 2 de fevereiro de 2022, na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, na Rua Riachuelo, nº 227 – Centro, das 7h30 às 13h30 de segunda a sexta-feira. E, também no Instituto Federal do Maranhão (IFMA- Campus Caxias), na MA-349, KM 02, das 8h às 12h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira.

Ao todo, serão ofertados nove cursos: Auxiliar Administrativo (160h); Auxiliar de Biblioteca (160h); Auxiliar de Fiscalização Ambiental (160h); Auxiliar de Saúde Bucal (375h); Cervejeiro (200h); Cuidador de Idoso (220h); Cuidador Infantil (160h); Garçom (200h); e Língua Brasileira de Sinais – Libras (160h).

QUEM PODE SE CANDIDATAR:
1. Mulheres (ou possuir identidade social);
2. Ter no mínimo, 15 anos;
3. Possuir, no mínimo, Ensino Fundamental incompleto.

Antes de se dirigir ao local de inscrição, a comissão recomenda uma leitura atenta do edital, conferir os documentos e comparecer no horário de atendimento de cada instituição. No ato da inscrição, a candidata deve apresentar todos os documentos solicitados no Edital nº 029/2022, que está disponível neste endereço: https://caxias.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/?id=15768

Logo após a inscrição, a candidata participa de entrevista baseada nos seguintes itens: a) Compatibilidade entre os interesses e as intenções da candidata e o perfil profissional do curso; e b) Experiência em ocupações da área a que pertence o curso.

No dia 10 de fevereiro, o IFMA divulgará a relação das candidatas aprovadas. Os dias e horários de funcionamento do curso serão definidos a partir do perfil e da disponibilidade das alunas. As aulas inaugurais dos cursos serão realizadas entre 14 e 23 de fevereiro.

O curso visa proporcionar o acesso a oportunidades às mulheres em situação de vulnerabilidade social que necessitam de qualificação profissional com vistas à elevação de escolaridade, inserção no mundo do trabalho, a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais.

Além da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, o IFMA conta com outras secretarias municipais como parceiras: Secretarias de Políticas para Mulheres; de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; e de Educação, Ciência e Tecnologia. No âmbito institucional, o parceiro é o Centro de Referência Tecnológica (Certec).