Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a faixa etária do grupo de vacinação infantil contra a covid-19 no município. Agora, além da das crianças com comorbidades, deficientes, indígenas ou quilombolas de 5 a 11 anos, as crianças sem comorbidades de 10 a 11 anos também poderão ser imunizadas contra o novo coronavírus.

Edina Santos, profissional de saúde, destacou informações sobre a vacinação infantil. “Hoje se iniciou a vacinação das crianças sem comorbidades de 10 a 11 anos, porém ressaltamos que continuamos vacinando as crianças com comorbidades de 5 a 11 anos. Nesse momento estamos percebendo que vários adultos estão nos procurando aqui no Caxias Shopping, mas estamos informando para procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porque nesse momento a vacinação aqui é somente para as crianças”, lembrou.

Naira Maísa, de 11 anos, tomou a primeira dose da vacina e falou sobre a ansiedade para o momento. “Eu já estava esperando há muito tempo. Eu vi minha mãe se vacinando e eu pensava quando iria chegar a minha vez e agora chegou. Vou falar para as minhas amigas se vacinarem porque como eu já me vacinei, eu também quero que elas se previnam”, disse.

“Eu já estava ansiosa desde quando começou, só que tinha que esperar todas as idades. Quando liberou as vacinas para as crianças, eu fiquei feliz porque tem muita criança que não gosta de se vacinar, mas eu desde pequena tomo sem chorar”, destacou Erica Mariana, de 11 anos, após tomar a primeira dose da vacina.

Para se vacinar, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis e portar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou documento oficial com foto, caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS. Para crianças com comorbidades é necessário apresentar um comprovante, que pode ser: receitas médicas, exames, atestados ou laudos médicos. Além disso, crianças com sintomas gripais devem aguardar 4 semanas após os sintomas para receber a vacina contra covid-19.

A vacinação para o público infantil está acontecendo de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Caxias Shopping Center e na Câmara dos Vereadores. Além desses locais, a Coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) também está realizando a vacinação em escolas polos. A coordenadora do programa, Amanda Serejo, falou sobre a estratégia adotada. “Nós estamos fazendo essa vacinação para alcançar o maior público das crianças, vindo diretamente nas escolas, para que junto aos pais, estarmos facilitando a vacinação. Nós, em parceria com a Coordenação de Imunização, decidimos fazer da mesma forma que fizemos com os professores, fazer vacinação em escolas polos e fazer essa chamada das crianças que moram próximo para que fique mais fácil para elas nesse momento tão esperado, que é a vacinação”, explicou.

CONFIRA O CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID-19 DAS ESCOLAS POLOS

Horário: 8h às 12h / 14h às 17h.

Local de Vacinação: UIM Leôncio Alves.

• UIM Leôncio Alves;
  • UIM Paulo Freire;
  • Alexandre Costa.

Horário: 8h às 12h / 14h às 17h.

Local de Vacinação: UEM Jovem Thales.

• UEM Jovem Thales;
  • UIM Hélio Queiroz;
  • UEM Marcelo Tadeu;
  • UIM José Belmiro de Paiva;
  • Esc. Com. Fé em Deus.

Horário: 8h às 12h / 14h às 17h.

Local de Vacinação: Escola Maria Luiza.

• Esc. Com. Eva Silva Magalhães;
  • UEM União dos Moradores (Teodomiro Carneiro);
  • UEM Santos Dumont.

Horário: 8h às 12h / 14h às 17h.

Local de Vacinação: UEM Emília Costa.

• UEM Emília Costa;
  • UIM José Castro;
  • UIM Edson Lobão;
  • UI Profa. Rita de Cássia;
  • Esc. Com. Tia Edna.

Horário: 8h às 12h / 14h às 17h.

Local de Vacinação: UEM São Francisco.

• UEM São Francisco;
  • Escola São Raimundo;