A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), e do Plantão Social, realizou nesta quinta-feira (27) na escola UEM Ruy Frazão Soares um encontro de alinhamento dos trabalhos a serem desenvolvidas durante o ano de 2022. O Plantão Social é um Programa da Secretaria que auxilia professores, alunos e até mesmo os familiares dos alunos, com a assistência necessária, por meio da equipe de assistentes sociais.

O encontro contou com a participação de profissionais do  Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, que ofertou aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de atendimento psicológico para os trabalhadores.

Para a Assistente Social, Luana Andrade, o Plantão Social contribui de forma significativa, dando apoio aos profissionais da educação e suporte às famílias.

“Desde que foi implantado em Caxias (MA), as ações do Plantão Social, têm auxiliado o processo educacional nas unidades de ensino. Os profissionais também contribuem com os estudantes, professores, gestores e com os pais dos alunos”, frisa Luana Andreade, assistente social.

A psicóloga, Francisca Leite, destacou a parceira com o CEREST. “Esse órgão é ligado à Secretaria Municipal de Saúde e tem como finalidade oferecer serviços, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de atendimento psicológico para os trabalhadores. Viemos para contribuir de forma importante nesse encontro, pois o mês de janeiro é alusivo à saúde mental e o Plantão Social da SEMECT pediu a nossa colaboração para que pudéssemos ajudar aos profissionais da educação, informando e colaborando em todos os sentidos”, destacou Francisca Leite, psicóloga.

“O Plantão Social, desde que foi implantado em Caxias tem ajudado o processo educacional nas unidades de ensino, os profissionais contribuem com os estudantes, professores, gestores e também com os pais dos alunos, solucionando questões que atrapalham o desenvolvimento das atividades pedagógicas”, lembra Valéria Almeida, coordenadora do Plantão Social.