As inscrições das mulheres que vão pleitear as 360 vagas seguem abertas nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertado em Linha Mulheres no Mundo do Trabalho – Mulheres Mil. As vagas seguem disponíveis até o dia 2 de fevereiro de 2022, na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, localizada na Rua Riachuelo, nº 227 – Centro, das 7h30 às 13h30 de segunda a sexta-feira.

A iniciativa trata-se de uma parceria entre Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal Políticas para as Mulheres e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA Campus Caxias).

“É muito bom. Ainda vou escolher o curso. A gente precisa estar sempre se qualificando para conseguir gerar uma renda a mais”, diz Keslaine Cruz, candidata.

“Eu conclui só o ensino médio, mas é importante conseguir mais conhecimentos. Eu só tenho a agradecer. Eu já trabalhei em casa de família e como cuidadora de idosos. Agora quero aprender mais”, lembra Eliane Francisca, candidata.

“É uma boa oportunidade, porque a gente está sem trabalho, uma qualificação faz diferença”, diz Telma Sousa, candidata

As inscrições também podem ser feitas no Instituto Federal do Maranhão (IFMA- Campus Caxias). Ao todo, serão ofertados nove cursos:

• Auxiliar Administrativo (160h);
  • Auxiliar de Biblioteca (160h);
  • Auxiliar de Fiscalização Ambiental (160h);
  • Auxiliar de Saúde Bucal (375h);
  • Cervejeiro (200h);
  • Cuidador de Idoso (220h);
  • Cuidador Infantil (160h);
  • Garçom (200h);
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras (160h).

Quem pode se candidatar?
Mulheres de no mínimo 15 anos que devem possuir pelo menos o ensino Fundamental incompleto.
O IFMA divulgará a relação das candidatas aprovadas, no dia 10 de fevereiro. As aulas inaugurais serão realizadas entre os dias 14 e 23 de fevereiro.

“Essa ação muito importante é um passo gigante para qualificar as mulheres, melhora a autoestima. Além disso, elas vão ser certificadas. Nós queremos que elas saibam da importância e do poder que elas têm. Os cursos são gratuitos e de alta qualidade. Nós estamos na captação das mulheres e esperamos que venham na secretaria para se candidatarem”, frisa Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.