Nessa quarta-feira (26), o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) realizou uma palestra com dinâmica de grupo para usuários, acompanhantes e profissionais da unidade, que marcou o encerrando da Campanha Janeiro Branco, alusiva ao mês de conscientização pela saúde mental e emocional. A palestra foi ministrada pelo educador físico, Deividy, a assistente social, Josania Moura e a nutricionista, Edicarla Barros, e teve como tema “Bem estar e Atividade Física”.

“Eu achei muito importante, porque eu não sabia da Campanha Janeiro Branco e eles explicaram muito bem. Deram dicas sobre a alimentação saudável e isso é muito importante para a gente que está como acompanhante”, disse Lilith Sousa, acompanhante.

“Eu achei muito importante o que foi falado sobre alimentação saudável”, destacou Damião Ferreira.

Durante todo o mês, a unidade realizou palestras, rodas de conversas e dinâmicas de grupo com temáticas como: saúde e escola, saúde mental e alimentação, saúde mental e prática de atividades físicas, habilidades emocionais, a importância de saber lidar com as emoções, autoconhecimento, importância da saúde física e mental.

Brenda Amâncio, coordenadora do CAPS IJ, falou sobre as atividades desenvolvidas. “As atividades que aconteceram nesse mês de janeiro, em alusão ao Janeiro Branco, são atividades direcionadas não só aos usuários e responsáveis, mas também a toda equipe. O objetivo foi promover saúde mental e conscientizar a população e a nossa equipe da importância do cuidado com a mente e que a saúde mental está interligada com a saúde física e social. Ter uma atenção aos cuidados da mente, do corpo, através da prática de atividades física, ajuda a ter uma qualidade de vida e principalmente uma qualidade na interação individual e coletiva”, conta.

A unidade atende de segunda a sexta crianças de 3 a 17 anos e conta com uma equipe multiprofissional composta por pedagoga, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, enfermeira e psiquiatria.