A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, registrou em janeiro um aumento de 830% de casos de covid-19, em relação ao mês anterior. Em dezembro de 2021, foram diagnosticados 122 pacientes com o novo coronavírus no município, já em janeiro deste ano esse número chegou a 1.013.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, fez uma análise do crescimento dos casos de covid-19 em Caxias. “Analisando a situação epidemiológica em relação aos casos positivos para covid-19 no nosso município, observamos que no final do ano passado, a partir do mês de setembro, tivemos um decréscimo no número de positivos. Em outubro tivemos 30 casos registrados, em novembro 32 casos e em dezembro tivemos um aumento para 122 pessoas com coronavírus. Porém, analisando o mês de janeiro, estamos com 1.013 pessoas positivas, se fizermos isso em termos de percentual tivemos um aumento de 830% em relação ao mês anterior, isso mostra que devemos mais do que nunca aumentar as medidas protetivas”, frisou.

Para evitar o aumento de casos de covid-19 no município, a orientação da Prefeitura, bem como da Secretaria Municipal de Saúde é que a população continue procurando pela imunização com a 1ª, 2ª e 3ª doses da vacina, além de usar máscara, evitar aglomerações, fazendo a higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão, mantendo o distanciamento social e seguindo as demais orientações dos órgãos de saúde.

Além disso, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população em relação a procura dos serviços de saúde em casos de sintomas gripais. Nos casos em que se apresenta apenas sintomas leves, como tosse, coriza, dor de cabeça, febre, a orientação é que a pessoa permaneça em casa até que os sintomas passem, mas em caso de persistência dos mesmos, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro para avaliação de um profissional.

Em casos de sintomas moderados ou graves, como febre e tosse persistentes, falta de ar ou dificuldade para respirar, a orientação é de que a população procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Complexo Hospitalar Gentil Filho (atendimento adulto), a Maternidade Carmosina Coutinho (gestantes que estão sendo admitidas para internação) ou o Hospital Infantil Dr. João Viana (crianças de 0 a 12 anos, 11 meses e 29 dias).