Para reforçar as ações de combate e prevenção a Leishmaniose Visceral, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), lançou na manhã dessa terça-feira (1º) a Campanha de Encoleiramento de cães no município. Ao todo 17 mil cães devem ser encoleirados em mais de 20 bairros.

O encoleiramento canino faz parte do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde e é feito com uma coleira impregnada com o inseticida deltametrina 4%, que repele a aproximação do vetor de transmissão da doença no animal, protegendo o cão e consequentemente o ser humano.

O Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, ressaltou a importância da realização da campanha no município. “Essa campanha de encoleiramento canino contra a Leishmaniose Visceral é de extrema importância. São 5.570 municípios no Brasil e apenas 112 em todo o país foram beneficiados, Caxias está a frente. No Maranhão, dos 117 municípios, apenas 12 foram beneficiados, isso mostra a competência dos nossos funcionários. É necessário que a população entenda isso e coloque a coleira no animal, pois além de evitar o carrapato, ela evita também o calazar e isso é o mais importante, porque é uma doença transmissível ao ser humano e pode levar até a óbito”, disse.

“A Secretaria de Saúde prioriza pela promoção de saúde e prevenção de doenças. Nós estamos em plena pandemia, mas não podemos deixar de realizar essas ações, pois precisamos fazer o controle epidemiológico em Caxias”, destacou Mônica Gomes, Secretária Municipal de Saúde.

Monique Maia, coordenadora estadual do Programa de Combate a Leishmaniose Visceral, explicou sobre a Leishmaniose Visceral e o objetivo do encoleiramento. “Essa é uma doença que tem transmissão em todo o estado. No entanto, existe alguns municípios que são considerados prioritários por possuir uma endemicidade maior e esses estão contemplados dentro dessa nova atividade. O encoleiramento é uma ação que foi incorporada recentemente com o intuito de reduzir a incidência humana, mas dentro de um novo contexto que é o da proteção animal. Nós vamos proteger o animal, para também proteger o homem”, ressaltou.

O coordenador da UVZ, Natanael dos Reis, frisou que a campanha de encoleiramento canino não será realizada em todos os bairros do município, somente naqueles existe maior incidência da Leishmanios.

“Nós vamos dar o ponta pé inicial nessa campanha, reitero para que as pessoas entendam, que não será realizada em todas as áreas. Os meios de comunicação oficias irão divulgar para população saiba sobre trabalho que está sendo feito. Nós conseguimos detectar a situação dos índices da doença e é com base nisso que nós iremos fazer o encoleiramento em Caxias, com o intuito de baixar a incidência nos bairros onde estamos com alta de flebotomia”, explicou.

Amanda Gentil, Secretária Municipal de Governo, esteve presente no lançamento e falou sobre a campanha. “Nós estudamos os bairros onde há o maior índice de Leishmaniose, para que nós possamos nos dirigir a essas localidades e realizar o encoleiramento. É uma campanha muito importante, porque além de cuidar da saúde dos animais, também estamos cuidando da saúde humana”, finalizou.