Nessa sexta-feira (4), foi realizada uma reunião na sala da Coordenação Pedagógica da SEMECT para tratar sobre demandas educacionais referentes à Conferência Municipal de Educação (COMAE), espaço democrático, de formação e comunicação social, proporcionado pela Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

O encontro visa articulações entre o poder público e a sociedade, a fim de possibilitar o diálogo acerca das políticas públicas educacionais no âmbito municipal, além de se construir como um canal de acompanhamento evolutivo de avaliação do desenvolvimento das metas do Plano Municipal de Educação.

A COMAE /2022 de Caxias será realizada conforme a Portaria nº 1315/2021 – SEMECT, previsto para os dias 10 e 11 de fevereiro de 2022, em formato presencial e tem como tema central: Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação caxiense.

O encontro realizado contou com a presença da secretária de Educação de Caxias, Ana Célia Damasceno, a representante da URE de Caxias, Gardenia Lebre e demais mediadores que irão colaborar com a realização do evento a ser realizado pela SEMECT, e que contará com a participação dos educadores e convidados para assim somar conhecimentos que estruturem ainda mais a educação de Caxias. A Profª. Drª FrancLane Carvalho, coordenadora pedagógica destacou a importância do encontro.

“A reunião foi bastante proveitosa, discutimos a metodologia e a forma que vamos trabalhar esses dois dias, compreendo que por meio da Conferência Municipal de Educação (COMAE) espaço democrático, onde podemos discutir ideias e elaborar proposta. Esse encontro trará benefícios para população caxiense”, frisou FrancLane Carvalho, coordenadora pedagógica.

A coordenadora de Programas e Projeto SEMECT, Delcy Silva, explicou como será o encontro. Nós teremos a solenidade de abertura com as autoridades, a palestra magna e depois a leitura do Regimento Interno; já no segundo dia, teremos os trabalhos nos eixos e a plenária final. Nós vamos debater o tema, falar das ações realizadas e propor novas atividade e propostas educacionais”, lembra Delcy Silva, coordenadora de Programas e Projeto SEMECT.

As políticas públicas educacionais no âmbito municipal visa o desenvolvimento das metas do Plano Municipal de Educação. A secretária Municipal de Educação de Caxias, pontuou sobre esse evento de grandes proporções e que certamente beneficiará educadores e alunos. “A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SEMECT), em parceria com o Conselho Municipal de Educação (CME) busca garantir um espaço de discussão e proposições em defesa de uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade. Com isso, ganham os educadores, alunos e todos da classe educadora. Agradecemos ao prefeito por sempre atuar como um defensor contumaz da educação”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.