A Prefeitura de Caxias (MA) por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), e da escola Joaquim Francisco em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC – Caxias) propiciou nessa quarta-feira (9), formação com o tema: Humanização no Acolhimento Escolar, com os profissionais da escola.

“Nós fizemos uma pesquisa dentro da unidade escolar e achamos necessário realizar esse curso. Estamos sendo pioneiros! A escola procurou o SENAC afim de padronizarmos o curso e assim resgatarmos tanto a família quanto o aluno. Quando o aluno chega desmotivado para estudar e você tira 10 ou 15 minutos com uma fala acolhedora, ele muda sua visão”, destaca Ana Paula, coordenadora Pedagógica da Escola Joaquim Francisco.

“Esse curso veio abrilhantar a convivência com os alunos. A professora tem uma dinâmica de convivência e tem um espaço de socialização. Espero que esse curso possa se estender para outras escolas. O meu recado é que todos possam participar”, lembra Armando Queiróz, professor de História.

A formação tem duração de dois dias, com a proposta de oferecer conhecimentos que melhorem o ambiente escolar no nível das relações humanas, seja com alunos, pais ou responsáveis, e ainda com os próprios profissionais que compõem a escola.

“Essa temática é de fundamental importância. Antes de sermos qualquer profissional, somos humanos. E precisamos trazer para a educação esse lado humano, que faz falta em todos os âmbitos. Geralmente estamos ligados no automático, o que muitas vezes nos permite exercer nossa atividade como uma máquina ou robôs. Por isso, devemos saber que estamos lidando com outros seres humanos que têm problemas, com suas vidas e vivências”, destaca Emanuele Brito, professora de Filosofia.

“Nós estamos em parceria com o município trabalhando nos treinamentos de como se relacionar com o próximo em um tempo tão difícil. Como está sua relação no ambiente de trabalho e como estamos nos relacionando com essas pessoas? Então,  buscamos desenvolver algumas habilidades que vão facilitar para a convivência, vão fazer bem para as pessoas que estão próximas. Uma das coisas que abordamos é não agir no automático, mas agir de forma que você possa fazer bem ao outro”, destaca Gêrla Pereira, instrutora do SENAC.