A abertura da Conferência Municipal de Educação foi nessa quinta-feira (10) e segue até esta sexta-feira (11). Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade – compromisso com a educação caxiense”, os profissionais da educação e setores da sociedade caxiense estão reunidos no Centro de Estudos Superiores de Caxias (MA), debatendo eixos temáticos, de onde serão tiradas propostas  para a Conferência Intermunicipal, e logo depois, a Regional.

Ao todo são 10 eixos temáticos:

• Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental;
  • Educação Inclusiva;
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos;
  • Educação do Campo;
  • Ensino Médio;
  • Educação Superior;
  • Valorização dos Profissionais da Educação;
  • Gestão Democrática e Financiamento da Educação.

A Conferência Municipal de Educação é promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizada a cada 2 anos. O objetivo é colocar em debate os rumos da educação no município, do Maranhão e do País, considerando que os trabalhos desenvolvidos nas Conferências Municipais chegam até a Conferência Nacional de Educação em Brasília (DF).

“Eu fico muito feliz em iniciar o ano letivo com a Conferência Municipal de Educação, onde aqui estão sendo discutidas propostas que vão para as conferências a nível estadual e federal. Nós precisamos valorizar cada vez mais a educação. O prefeito Fábio Gentil está valorizando a educação caxiense e quanto mais promovermos esse debate melhor ainda”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

Durante o evento também será realizada uma plenária ampliada com a apresentação das propostas debatidas durante a manhã, e também a escolha dos 28 nomes que vão compor  a delegação de Caxias na Conferência Regional.

“Estão acontecendo as discussões nos eixos da COMAE, porque dessa discussão nasce aquilo que está sendo proposto pelo Plano Nacional de Educação. Vamos ter ainda a plenária final com a socialização das propostas e a eleição dos delegados para a próxima COMAE, que é de nível regional”, reforça Socorro Brito, coordenadora de Currículos e Políticas Educacionais da SEMECT.