A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), e da Portaria Nº 260 de 10 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre a retomada das aulas presenciais na rede municipal de educação, após consultar o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, considerando o processo de vacinação infantil, além de respeitar a portaria interministerial, o Conselho Nacional de Educação, o Decreto Municipal e o Conselho Municipal de Educação, resolveu retomar as aulas presenciais e remotas no dia 3 de março de 2022.

“Nós vamos retornar no dia 3 de março. Estamos lançando uma portaria para que os nossos educadores possam saber como trabalhar esse retorno às aulas. Aos pais e as famílias, queremos dizer que contamos com a ajuda de todos para que as aulas possam iniciar com segurança”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

A retomada das aulas presenciais será na etapa da Educação Infantil (Infantil IV e V), Ensino Fundamental, Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), além do Atendimento Educacional Especializado, observando os protocolos sanitários. Sendo que todos retornam presencialmente do 5º ao 9º ano e EJAI. O retorno será gradual para os estudantes da Educação Infantil e para os alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

O retorno no dia 3 de março de 2022, também conta com a recomendação da SEMECT pela apresentação do comprovante da vacina contra a covid-19 ou exame PCR negativo de até 72 horas para todos os profissionais que atuam na escola.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, destacou que a vacinação é importante para que as crianças estejam protegidas, e solicita que os pais, mães ou responsáveis levem seus filhos para tomar a vacina.

“Esperamos que a vacina chegue para todos. Temos um número grande de vacinas para serem feitas, que é em torno de 22 mil, na faixa etária de 5 a 11 anos. Então, pais e mães procurem as escolas e vacinem seus filhos e também matriculem seus filhos”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).