A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou nessa sexta-feira (11) a certificação dos professores e intérpretes de libras que participaram do Programa Rádio e TV Educa Caxias (MA), durante o período de maior gravidade da pandemia. Os profissionais da educação municipal foram responsáveis pela ministração das aulas de Português e Matemática transmitidas pela TV Mirante e Rádio Guanaré FM aos estudantes.

“Eu quero agradecer pela escolha da nossa escola para realizar esse projeto, e parabenizar aos professores que fizeram esse trabalho importante de levar as aulas em áudio e vídeo para os alunos”, frisa Marlete Silva, gestora da Escola Leôncio Alves Araújo.

“O projeto Rádio e TV Educa Caxias foi uma forma de alcançar mais estudantes. Queremos agradecer essa equipe! Foi uma estratégia nova para chegar aos alunos que não tinham condições de frequentar as salas de aulas e acreditamos que os professores desenvolveram um grande trabalho”, disse Sargento Moises, secretário adjunto de articulação política da Prefeitura de Caxias (MA).

“Os professores ministraram aulas não apenas para os alunos, mas também para toda a cidade por meio do Rádio e da TV. Eu parabenizo a todos que fizeram esse programa, e quero agradecer pelo privilégio de participar desse evento da Conferência Municipal de Educação e da homenagem aos professores”, disse Darlan Almeida, vereador.

“Eu ficava até uma hora da madrugada estudando, entendendo a melhor forma de repassar o conteúdo para as crianças. Eu amo o que eu faço, procurei por muitas obras para chegar da melhor forma possível a cada criança”, disse Francisca das Chagas, professora do Programa Rádio TV Educa Caxias (MA).

As aulas de forma remota tiveram início em julho de 2021, sendo ministradas por professores do 1º ao 9º ano da rede municipal de educação. Estudantes da zona urbana e rural tiveram acesso as aulas no rádio, das 7h30 às 9h30 e das 13h30 às 15h30.
Na TV Mirante, a exibição aconteceu das 7h às 10h30. No 1º e 2º ano, na segunda-feira; 3º ano e 4º ano, na terça-feira; 5º ano e 6º ano, na quarta-feira; 7º ano e 8º ano, na quinta-feira; e 9º ano, na sexta-feira.

“São muitos fatores que impediram o acesso dos nossos alunos às aulas. Mas a secretária Ana Célia e o Prefeito Fábio Gentil, idealizaram esse projeto. Meus parabéns aos professores que transmitiram para o rádio e TV para desenvolverem esse trabalho”, disse Joselma Coelho, gestora pedagógica da SEMECT.

“Eu destaco que vocês foram selecionados pela competência pedagógica e por estarem encorajados para gravar as aulas. Certamente alcançamos resultados. Foi um grande passo dado”, lembra Socorro Brito, coordenadora de currículos e políticas públicas da SEMECT.

“Quero parabenizar a gestão municipal pela inovação! A partir de agora, quem pesquisar sobre a história da educação caxiense vai citar as aulas remotas desenvolvidas no Rádio e TV. Todas as pessoas que tiveram a oportunidade de participar escreveram uma nova página na educação local”, disse Julimar Silva, jornalista, representando a ASCOM da Prefeitura de Caxias (MA).

“Para ministrar as aulas, os professores se dedicaram muito. Hoje estamos entregando um certificado de honra ao mérito pelo trabalho realizado, para esses profissionais que fizeram tanto nesse período da pandemia”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).