A ação vai acontecer no Hospital de Referência, localizado ao lado do Complexo Hospitalar Gentil Filho. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, vai realizar neste sábado (12) e domingo (13) um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio no município.

“Quem dispõe de encaminhamento médico será direcionado de forma mais ágil, e os que não dispõem mais têm acima de 60 anos ou possuem pterígio, serão direcionados ao atendimento ainda este final de semana. Nós já temos alguns nomes organizados, mas isso não impede que o cidadão possa se deslocar até o anexo do Hospital Gentil Filho para que possamos viabilizar o procedimento cirúrgico”, explica Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.

“Serão 150 cirurgias no sábado e 150 no domingo. As senhas são limitadas, mas serão feitas triagens para a realização das cirurgias. A pessoa já sai com o colírio e o retorno garantido”, frisa Aarão Neto, gerente de Planejamento da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Os caxienses com indicação médica vão poder realizar os procedimentos, após uma triagem com avaliação de profissional e realização de exames, para diagnóstico no local.

Também no anexo do Complexo Hospitalar Gentil Filho neste sábado (12), a gestão municipal e o Governo do Estado vão realizar drive thru de testagem para prevenção à covid-19. Ao todo, serão ofertados 2 mil testes antígenos a todos os caxienses.

“Neste sábado (12), nós estaremos realizando em parceria com o Governo do Estado cerca de 2 mil testes no sistema de drive thru. Qualquer pessoa pode se dirigir ao anexo do Complexo Hospitalar Gentil Filho que estará sendo realizado o teste”, destaca Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.

“Serão duas ações simultâneas. Faremos a testagem em massa, onde faremos a testagem das pessoas sintomáticas e assintomáticas, porque o nosso objetivo é identificar as pessoas que estão com sintomas leves, além disso qualquer pessoa pode testar positivo”, destaca Aarão Neto, gerente de Planejamento da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).