O Programa Municipal Auxílio Emergencial Artístico-cultural, apresentado pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico foi aprovado na Câmara Municipal. O objetivo é dar assistência aos músicos locais que trabalham na noite e tiveram que parar suas atividades devido a suspensão do Carnaval. Portanto, a gestão municipal propôs a concessão do auxílio no período de três meses, ou seja, três parcelas no valor de R$500 cada. A ação de não realizar festas com grandes aglomerações é preventiva, visando preservar a vida dos caxienses por conta da covid-19.

“Nós tivemos essa nova onda da pandemia, que resultou no cancelamento do Carnaval. Desse modo, o governo enviou para esta casa o projeto que vai garantir uma renda para esses profissionais da noite, os músicos, que durante três meses receberão o auxílio”, disse Ricardo Rodrigues, vereador e líder do Governo na Câmara Municipal.

No mês de janeiro, a Prefeitura se reuniu com os integrantes da Associação dos Músicos, para comunicá-los sobre a suspensão do Carnaval. Mas que a gestão municipal mediante recursos próprios, iria ajudar a passarem por esse período difícil, com esperança de que possam retornar o quanto antes às suas atividades, como destacaram os músicos na ocasião.

“A classe precisa. Viemos pedir que o Prefeito tenha sensibilidade e se preocupe com o amanhã. Com certeza, esse auxílio ajudará já que não estamos podendo exercer nossa profissão”, frisa Pedro Paixão, Presidente da Associação dos Músicos.

“Eu quero agradecer as autoridades, esse recurso veio na hora certa. Eu vivo da música e quero parabenizar, de coração mesmo”, disse Chiquinho do Violão.

“Chegou em boa hora essa ajuda, dando uma força. É a primeira cidade do Maranhão a fazer isso”, frisa Ivan Mariano, cantor.

“A gestão teve um olhar sensível, porque essas pessoas é que fazem a cidade”, destaca Naum Esteves, cantor.

“Quando conversamos com o Prefeito Fábio Gentil e a secretária Amanda Gentil, chegamos na conclusão de que não vamos colocar as vidas das pessoas em risco. E, esse auxílio vem dar qualidade de vida para a classe musical”, reforça Maciel Mourão, secretário Adjunto de Cultura.

“É uma maneira alternativa de amenizar a situação da classe artística”, disse Chico Beleza, cantor e Presidente do Conselho Municipal de Cultura.

A Prefeitura deve fazer um investimento de R$ 450 mil com recursos próprios. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico deve lançar o edital para cadastro dos beneficiários. O gestor municipal e sua equipe trabalha, para que após o período no calendário anual destinado ao Carnaval, o auxílio comece a ser pago.

“O auxílio emergencial artístico-cultural vem ajudar o músico, que vive da noite e que atua no Carnaval. Pensando nisso, propomos a instituição do auxílio por três meses. Nos unimos com a Associação dos Músicos para ouvi-los e construirmos esse projeto”, ressaltou Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, durante reunião com os músicos em janeiro de 2022.

“O Prefeito Fábio Gentil teve a sensibilidade de se preocupar com a saúde da população e cancelou o Carnaval. Em uma conversa, vimos que os músicos precisariam ser assistidos. Portanto, estamos aqui com o Prefeito Fábio Gentil e a deputada estadual Daniella, onde foi definido que o auxílio será destinado durante três meses para os músicos caxienses”, lembra Amanda Gentil, secretária municipal de Governo, durante reunião com os músicos em janeiro de 2022.

“Nós vamos conceder o auxílio para que essa classe tenha como manter suas famílias. É um compromisso da Prefeitura Municipal, sendo assim a Secretaria de Cultura fará o cadastro, independentemente de quem seja, bastando a comprovação que trabalha na noite como músico. Vamos definir o valor conforme o número de inscritos. Todavia, temos o apoio da deputada Daniella e do Governo do Estado, que estão contribuindo para que mais músicos possam ser agraciados”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA), durante a reunião em janeiro de 2022.