O encerramento da Conferência Municipal de Educação foi na última sexta-feira (11), com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade – compromisso com a educação caxiense”. Foram debatidos 10 eixos no Centro de Estudos Superiores de Caxias (MA), sendo estes: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Inclusiva, Educação de Jovens, Adultos e Idosos; Educação do Campo, Ensino Médio, Educação Superior, Valorização dos Profissionais da Educação, Gestão Democrática e Financiamento da Educação.

“A gente não poderia deixar de dar nossa contribuição. Estar no Conselho é defender a educação que prima pela valorização da mulher. Nós defendemos a implantação na educação básica, o assistente social e o psicólogo na educação”, lembrou Jesus Andrade, presidente do Conselho de Direitos da Mulher.

“Foram pontuadas as proposições necessárias para engrandecer a nossa cidade”, destacou Vera Lúcia, professora.

A Conferência Municipal de Educação é promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT). O evento é realizado a cada 2 anos. O objetivo foi debater os caminhos da educação municipal, estadual e nacional considerando que os trabalhos desenvolvidos nas Conferências Municipais vão chegar até a Conferência Nacional de Educação em Brasília (DF). Pelo menos 10 propostas por eixo foram escolhidas e 28 delegados foram eleitos para a Conferência Intermunicipal no mês de maio de 2022, e logo depois, a Regional.

“A nossa avaliação foi positiva. Nós alcançamos os objetivos traçados. O objetivo era fazer essa reflexão da educação, nascendo as proposições que serão levadas para a Conferência Estadual e posteriormente nacional”, frisou Socorro Brito, coordenadora de Currículos e Políticas Educacionais da SEMECT.

“Esta é a segunda Conferência Municipal de Educação que nossa gestão realiza. Para além das proposições do Plano Municipal de Educação, foram elencadas muito mais de 10 proposições por eixo. A comissão deve se reunir para condensar estas proposições, porque também precisamos levar essas ideias a nível nacional. Ainda vai ser realizada a Conferência Intermunicipal, já foram eleitos os delegados, e a Conferência será em Caxias”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).