A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado do Maranhão, com apoio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou no último sábado (12) e domingo (13), um Mutirão de Cirurgias de Catarata e Pterígio. Durante a ação, foram atendidas diversas pessoas, totalizando 197 cirurgias realizadas.

Além disso, quem passou pelo procedimento cirúrgico teve garantia, caso haja necessidade, da realização da cirurgia no segundo olho. A secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, falou sobre a iniciativa.

“Foram realizados 197 procedimentos cirúrgicos. Todos esses pacientes estão assegurados de voltarem para realizar o procedimento no 2º olho, se necessário. Portanto, terão datas previamente divulgadas para que não haja nenhuma falha no processo de comunicação e todos tenham a oportunidade “, explicou.

O gerente de planejamento da EMSERH, Aarão Neto, destacou a parceria com a Prefeitura de Caxias (MA).

“É uma ação do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura. Essa iniciativa do Programa Saúde na Praça já atingiu todas as regiões do Maranhão. Dessa vez, Caxias foi contemplada com cirurgias oftalmológicas, os procedimentos de catarata e pterígio, que realizamos no sábado e domingo”, conta.

Na ocasião, centenas de pessoas também foram testadas para covid-19 e orientadas sobre onde buscar atendimento caso testassem positivo para a doença. A testagem em massa era aberta ao público, com ou sem sintomas.