A partir desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar o processo de Planificação da Rede de Atenção Psicossocial no município. O trabalho será desenvolvido com base no planejamento da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, que obteve resultados de aperfeiçoamento e qualidade no serviço prestado à população.

Com esse processo, a Rede de Atenção Psicossocial vai modificar os processos, bem como as formas de desenvolvimento. O objetivo é otimizar a maneira como os usuários serão assistidos no município.

O coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Luís Fernando, falou sobre a importância da Planificação.

“Em Caxias, já aconteceu a planificação na Atenção Primária, o que fez com que os nossos serviços melhorassem na qualidade e a população fosse melhor atendida dentro dos parâmetros estabelecidos. Na saúde mental,  teremos ganhos significativos, pois na medida em que a  Atenção Primária está planificada, a saúde mental também estará. Com isso, quem ganha são nossos pacientes. Tendo em vista, que estamos vivendo em estado de calamidade pública em relação a saúde mental, onde muitas pessoas estão adoecendo e estão precisando desses cuidados”, frisou.

O trabalho será realizado em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e com o Hospital Israelita Albert Einstein.

“É um feito histórico dentro do nosso município, pois é uma parceria com Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital Albert Einstein, onde estamos pleiteando o Planifica SUS dentro da saúde mental. Portanto, da mesma forma que fizemos a organização da Atenção Primária, junto ao Ambulatório, também pensamos em fazer na saúde mental, dando mais qualidade na assistência à população, que tanto necessita.”, disse Rubenilson Luna, Coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.