Começou nesta quinta-feira (17) e segue até o dia 21 de fevereiro de 2022 as inscrições para os cantores e músicos instrumentistas receberem o Auxílio Municipal Emergencial Artístico Cultural de Caxias. O programa foi instituído pela Prefeitura, e quem deseja participar deve procurar a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“É importante esse auxílio. Tem sido muito difícil aguentar esse período sem trabalhar. Graças à Deus esse auxílio chegou no momento certo”, disse Josué Pinho, músico.

“Nós estamos dando uma Declaração do Músico para que o benefício chegue somente para aqueles que precisam. O Conselho Municipal de Cultura e a Associação dos Músicos é que estão observando isso. Somente os profissionais que estão desempregados estão fazendo inscrições”, disse Chico Beleza, presidente do Conselho Municipal de Cultura.

“Esse auxílio veio em um bom momento, aqui a gente agradece ao nosso prefeito e a cultura por essa ajuda a classe musical. Que todos possam comparecer”, disse Carla Show, cantora.

“Este auxílio vai nos ajudar muito. Músicos de Caxias não percam essa oportunidade, venham fazer suas inscrições”, frisa Chiquinho do Violão, cantor.

Podem se inscrever os profissionais maiores de 18 anos, que atuam em Caxias há no mínimo três anos. “É um auxílio no valor de R$ 500 durante três meses concedido pelo governo municipal, a fim de atender a demanda que seria do Carnaval”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O auxílio será concedido com base na Lei n° 2563, aprovada em 14 de fevereiro de 2022, que vai destinar o pagamento de três parcelas no valor de R$ 500 aos artistas da noite em decorrência da suspensão dos eventos carnavalescos em 2022, por conta da pandemia da covid–19. A gestão municipal vai investir R$ 450 mil de recursos próprios para conceder o benefício.

“Criamos o Auxílio Municipal Emergencial. Infelizmente por conta da pandemia este ano não vamos realizar o Carnaval, mas durante três meses vamos oferecer um auxílio para amparar estes trabalhadores. Nós estamos ajudando os nossos artistas e ainda aquecemos a economia de nosso município”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

A previsão é que a divulgação do resultado da análise das inscrições seja feita no dia 8 de março de 2022.