A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, e da Guarda Municipal, realizou uma ação preventiva nessa quarta-feira (16). Os guardas municipais, em atendimento às denúncia da população constatou que adolescentes estavam fazendo uso de materiais proibidos para soltar pipas, em um local de grande circulação de pessoas, em frente ao Complexo Hospitalar Gentil Filho, levando risco às vidas dos que acessam o local. A mesma ação também foi realizada, logo depois, em frente a Policlínica de Atendimento Médico (PAM), também no bairro Seriema.

O trabalho da Guarda Municipal, além de preservar as pessoas que têm acesso aos estabelecimentos de saúde, seja a pé, por meio de biclicletas ou motociclistas, também cumpre uma Lei Estadual n° 11.344/2020, que proíbe a fabricação comercial e a venda de cerol, substância de vidro moído e cola, ao ser utilizado na prática de soltar pipas. A lei tambem proíbe a fabricação e a comercialização da chamada “linha chilena”, que possui elementos cortantes utilizados nas linhas de pipas, que também foram apreendidos na ação.

“Isso aqui é uma arma. Se uma pessoa em movimento passar em uma moto e essa linha pegar no pescoço dela, dificilmente ela vai escapar da morte. Há uma lei que proíbe o uso e a comercialização da venda do cerol. Se você quer soltar pipa procure um lugar reservado que não prejudique a vida de terceiros. Nós fizemos essa apreensão em via pública causando risco as pessoas”, destaca Jackson, inspetor da Guarda Municipal.

A Guarda Municipal, além de guarnecer os prédios públicos realiza o patrulhamento preventivo e busca informar a sociedade caxiense sobre o perigo que o cerol pode causar às pessoas. Por isso, trabalha também o processo de conscientização de todos, quanto ao uso proibido de pipas em vias públicas, com ou sem cerol. Os materiais cortantes foram recolhidos para serem tomadas as medidas administrativas cabíveis.

A Guarda Municipal de Caxias pode ser acionada no número 153 (Operadora Oi).