Foi realizada nessa quinta-feira (17), a primeira reunião técnica da Secretaria Municipal de Saúde, com a direção do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), após o estabelecimento do Acordo de Cooperação, que tornou a Unidade Básica de Saúde do Centro em uma UBS escola. A parceria foi assinada pelo prefeito, Fábio Gentil e pelo reitor da UEMA, Gustavo Pereira em dezembro de 2021. Portanto, as ações já começaram a serem desenvolvidas.

A unidade funciona na Rua Quininha Pires no Centro, no Ambulatório e anexo de Saúde do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA). Mônica Gomes, Secretária Municipal de Saúde, ressaltou que a parceria beneficia tanto os alunos, quanto o município.

“Nós temos um convênio estabelecido com a UEMA há mais de 15 anos e agora é o momento de estreitar esse vínculo. Estamos levando a estratégia de Saúde da Família para dentro do ambulatório da universidade. Assim, possibilitaremos tanto a formação do profissional médico, quanto dos de enfermagem”, conta.

Jordânia Pessoa, diretora do CESC-UEMA, agradeceu a cooperação que tornou possível a criação da UBS escola.

“Agradecemos muito o empenho da Prefeitura de Caxias, do nosso vice-reitor, professor Walter Canalis e da secretária de Saúde, Mônica Gomes. Foi grande o empenho nessa ação, onde a UBS vai ter um padrão diferente das outras, porque será uma UBS escola. Desse modo, haverá o atendimento clínico e ambulatorial, assim como o trabalho dos nossos acadêmicos do curso de medicina e enfermagem”, frisou.

A UBS vai contar com todos os serviços que ofertava na antiga sede. Além disso, os estudantes de enfermagem e medicina terão a oportunidade de receber orientações e se prepararem de forma prática para o mercado de trabalho, que consequentemente também vai beneficiar a população caxiense.

Rubenilson Luna, Coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, falou sobre os benefícios proporcionados aos estudantes e para a população.

“A estrutura física é importante, mas é necessário também a assistência que o profissional dá. Dentro da universidade, eles têm acesso as informações mais recentes e o cuidado com a população dentro dos parâmetros da ciência, logo eles conseguem atender bem. O serviço de saúde pelo SUS vai possibilitar uma adaptabilidade bem maior para eles, melhorando o exercício profissional dos acadêmicos”, disse.

Inicialmente, o acordo entre a Prefeitura e Universidade Estadual do Maranhão tem duração de 60 meses, podendo ser prolongado, de acordo com entendimento dos órgãos.

“Quando o prefeito e o reitor da universidade se colocam como gestores públicos com sensibilidade e entendimento das ações que realizam cotidianamente, a população tem a ganhar”, finaliza Jordânia Pessoa, diretora do CESC-UEMA.