Em Caxias, com os esforços da gestão municipal e da população, a quantidade de crianças imunizadas segue aumentando cada vez mais. À medida em que o retorno das aulas presenciais se aproxima, os pais e responsáveis por crianças de 5 a 11 anos continuam comparecendo ao principal ponto de vacinação de Caxias, o Caxias Shopping Center.

A avó do pequeno Fernando Levi, Divina Almeida, frisou a importância da vacina para a segurança das crianças no retorno das atividades escolares. “A vacina é muito importante para a volta às aulas das crianças porque elas ficam mais seguras e nós sabemos que está tendo um bom retorno da vacinação”, disse.

“Eu não estava com medo e a vacina não doeu. É importante que as crianças sejam vacinadas, porque a vacina nos protege e podemos voltar tranquilamente as nossas aulas”, disse Fernando Levi, neto de Divina Almeida.

Solange Alves também levou sua filha para ser imunizada e destacou o que mais lhe chamou atenção na Campanha de Vacinação Infantil contra covid-19. “O que mais me chamou atenção foi a proteção contra a covid-19. Como minha filha fez aniversário esse mês, eu já aproveitei para dar de presente para ela a vacina contra covid-19, porque a vacina salva”, conta.

O coordenador de vacinação, Paulo Rodrigues pede aos pais que levem os filhos para que sejam vacinados entre as 8h e às 17h, mas não deixem para ir somente no final do expediente. “É importante que os pais, ao trazerem os filhos, não tragam no final do expediente. Nós ficamos das 8h às 17h. Mas se os responsáveis trouxerem o filho perto das 17h, ou após as 17h, fica inviável de vacinarmos porque a quantidade de frascos que abrimos é para atender a demanda. Se o pai chegar após o horário, podemos abrir o frasco e não conseguirmos fazer todas as doses, e assim vamos ter perdas que podem levar consequências futuramente”, explica.

De acordo com os dados do último Boletim Epidemiológico, já são mais de 7 mil crianças vacinadas. A Prefeitura de Caxias segue nos esforços para que os números de crianças imunizadas cresçam, tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

Nos próximo dia 21 de fevereiro a vacinação será realizada na Escola Sinhá Castelo, no Povoado Engenho D’água, e no dia 22 na Escola Professora Inês Evangelista Guimarães, no Povoado Barro Vermelho.

“Nossa cobertura vacinal pediátrica está aumentando. A campanha de vacinação para adultos é um sucesso, mas a infantil ainda não temos 40% da população imunizada e nós precisamos aumentar esse número e contamos com a população, com ajuda dos pais e responsáveis, para que a gente enfrente a covid-19 com êxito, conforme fizemos isso no primeiro e segundo momento”, lembrou Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.