EDUCAÇÃO – Semect reúne gestores e coordenadores para tratar sobre retorno das aulas
Gestores e coordenadores escolares da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) se reuniram nessa segunda-feira (21), na escola Antônio Rodrigues Bayma, para tratar sobre o retorno presencial das atividades escolares. Na ocasião, foi reforçado o desejo de que todas as crianças e adolescentes estejam vacinados até o início das aulas, com previsão para o dia 3 de março, a fim de que estejam mais protegidos.
“Durante essa semana, estamos planejando a retomada das aulas. Em 2021, trabalhamos no combate à evasão escolar e vamos continuar trabalhando nesse sentido. Neste ano, a expectativa é de que as aulas presenciais sejam atrativas para os alunos”, frisa Socorro Brito, coordenadora de Currículos Normatizações e Políticas Públicas Educacionais da Semect.
Um dos grandes desafios é o nivelamento de conhecimento onde os educadores devem estar dispostos a trabalhar. Além disso, combater a evasão escolar também está em pauta.
“O desafio é fazer com que o processo ensino-aprendizagem aconteça de forma mais efetiva. Temos que diagnosticar as perdas, e também melhorar a leitura e a escrita. Vamos incentivar a vacinação e manter as medidas para que a escola não feche”, diz Elisângela Martins, gestora da escola Antônio Rodrigues Bayma.
“A gente sabe que o processo remoto veio como alternativa, mas muitos alunos não tinham materiais, sobretudo nas classes vulneráveis onde eu sou apoio. Nós estamos incentivando a vacinação infantil para que eles voltem com mais segurança às aulas”, destaca Cleiton Silva, apoio pedagógico.
“Nós estamos nesse trabalho de sensibilização das famílias, para que levem seus filhos para se imunizarem. E, que eles possam voltar confiando que a escola está preparada para receber os alunos”, lembra Socorro Brito, coordenadora de Currículos Normatizações e Políticas Públicas Educacionais da Semect.