A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) recebeu a visita do secretário Municipal de Meio Ambiente da cidade de Itapecuru Mirim, Tiago de Oliveira Ferreira, a fim de conhecer como é feito o trabalho de Educação Ambiental no município, que é referência no estado.

A princípio foi recepcionado no gabinete da secretária, Ana Célia Damasceno, e em seguida visitaram a escola UIM Paulo Marinho para prestigiar o trabalho de excelência na escola. No encontro, estavam presentes integrantes da equipe gestora e técnica da Semect, além do coordenador da Assessoria Municipal Educacional Ambiental, assim como a gestora de Currículos e Normatização e Políticas Educacionais, Prof.ª Socorro Brito.

“Essa visita é significante para nossa cidade e para a educação como um todo, pois o interesse do secretário em conhecer os valorosos trabalhos reconhecidos no estado, no que tange aos nossos programas. Só temos a ganhar com essa união”, explica Socorro Brito, gestora de Currículos e Normatização e Políticas Educacionais.

“A escola já tem um trabalho contínuo de preservação da água e do meio ambiente. E, nós levamos aos alunos o quanto é importante a preservação ambiental, que inicia dentro do espaço escolar. Aqui cultivamos mudas e distribuímos na comunidade escolar e aos pais de alunos. Além disso, ainda reutilizamos a água, assim estamos contribuindo, preservando, cuidando e reciclando”, frisa a gestora.

O trabalho em educação ambiental desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Assessoria Municipal de Educação Ambiental é uma referência graças ao esforço diário de todos da comunidade escolar, como afirma o coordenador da AMEA, Juarez Júnior.

“Nós apresentamos algumas políticas públicas em educação ambiental que podem ser implementadas em Itapecuru Mirim. O secretário Tiago Oliveira ficou surpreso com estruturação da equipe e da estratégia implementada pela COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida na escola), assim como outras demandas referente ao meio ambiente e preservação”, ressaltou Juarez Júnior.

O secretário do Meio Ambiente da cidade de Itapecuru Mirim, Tiago Oliveira, lembrou que o trabalho desenvolvido pela Semect, por meio da Assessoria Municipal de Educação Ambiental, serve de referência aos outros municípios.

“Vim a Caxias aprender, coletar informações e ter uma vivência prática e didática da educação ambiental conhecida aqui. E, queremos levar e conseguir implantar essas experiências exitosas “, afirma Thiago Oliveira, secretário municipal de Meio Ambiente de Itapecuru Mirim.

A secretária da Semect, Ana Célia Damasceno, falou da alegria em recebê-lo e destacou algumas realizações que têm feito a diferença na cidade, por meio da educação ambiental.

“Desde 2017, recebemos o apoio do prefeito Fábio Gentil para investirmos na prevenção e proteção ao meio ambiente. Para isso, criamos um setor específico, a AMEA, que faz um trabalho de excelência. Só temos a agradecer nossos gestores e professores que se unem para levantar essa bandeira. Por isso, recebemos a comenda medalha Mérito Educacional Professora Anna Maria Saldanha, que foi dada pelo Conselho Estadual de Educação. Desde então, outras cidades já solicitaram a visita  para replicarem em seu município esta metodologia de trabalho do COM-VIDAs”, lembrou Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.