A Prefeitura Municipal de Caxias (MA) foi presença marcante na aula inaugural realizada no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, para mulheres que integram os cursos da linha – Mulheres no Mundo do Trabalho – Programa Mulheres Mil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Caxias.

“Eu escolhi o curso de auxiliar administrativo e vou poder me qualificar”, disse Luzimar Silva, aluna.

“Eu quero me qualificar por meio desse curso. Vou aprimorar na área de garçonete”, disse Lídia Pereira, aluna.

“Houve muita procura, até agora tem gente perguntando se tem vaga. A inclusão da mulher no mercado de trabalho é um desafio, mas temos que incentivar”, disse Francisca das Chagas, instrutora.

“São mulheres que já trabalham e estão tentando a qualificação. Vai servir muito para a cidade. A estrutura da UAB Caxias está à disposição do IFMA”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Na parceria com o IFMA,  participamos com o processo de inscrições com a ajuda de várias pessoas. Tivemos reunião no Caxias Shopping com o grupo Mulheres Empreendedoras, grupo Mover, Divas e associações, fazendo o  acompanhamento. Dentro de cada curso teremos um momento para falar sobre a Secretaria da Mulher “, lembrou Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

O evento contou a presença do Prefeito de Caxias Fábio Gentil, do Vice-Prefeito Paulo Marinho Júnior, vereadores, secretários, coordenadores e instrutores do IFMA e em especial, todas as mulheres inscritas e aprovadas.

Neste primeiro momento, os cursos são: Libras, Garçonete, Cervejeira, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Fiscalização Ambiental. Ao todo, são 421 mulheres que iniciarão nos cursos, com duração de três a quatro meses.

“O programa foi instituído pelo Governo Federal em 2011. Desde 2012 o Campus Caxias realiza. O objetivo é que vocês possam se qualificar”, disse Raimundo Filho, coordenador de Ensino do IFMA.

“Nós vamos buscar a qualificação profissional de muitas mulheres. Não só sonhem, realizem. Nós pedimos a Deus que todas vocês se dediquem e se preparem. Caxias se desenvolveu muito, mas precisa se desenvolver muito mais. E, cabe a cada um de nós fazer a nossa parte. Acreditem no potencial de vocês”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

“É um projeto que tem a contribuição da Prefeitura. Mas, a nossa existência depende dos alunos. O IFMA tem desenvolvido um trabalho muito grande desde que foi instalado. Um dos cursos já iniciou, o de promotor de vendas. O programa valoriza a educação em Caxias, e espero que esses cursos possam contribuir com todas vocês”, disse João da Paixão, diretor do IFMA Campus Caxias (MA).