Nessa quarta-feira (23), foi realizada mais uma aula inaugural dos cursos da linha – Mulheres no Mundo do Trabalho – Programa Mulheres Mil, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Caxias, desenvolvidos em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias (MA). Mais de 200 mulheres, homens e mulheres trans dos cursos de Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador Infantil e Cuidador de Idosos, compareceram ao Ginásio de Esportes Governador João Castelo.

“Hoje é o segundo dia de aula inaugural dos cursos da linha mulheres no mundo do trabalho – mulheres mil, nos diversos cursos já citados. Desejo sucesso a cada aluna nessa nova etapa”, disse Elisa Torres, secretária municipal adjunta da Mulher.

“Agradeço a oportunidade que outros homens e mulheres trans no início da década de 90 não tiveram. Devido aos movimentos, estamos conseguindo esses direitos. Graças a Deus conseguimos matricular algumas pessoas que estão aqui e vão poder disputar uma vaga no mercado de trabalho”, frisa Edilson da Cohab, presidente da Agleps.

“Eu escolhi o curso de Saúde Bucal, quero aprender e conseguir um trabalho. É importante essa oportunidade, porque eu sempre quis fazer um curso no IFMA”, frisa Sandra Almeida, aluna.

“Eu escolhi Auxiliar de Saúde Bucal, pois quero mais conhecimentos. Esse suporte na parte de transportes ajuda bastante”, disse Vânia Borges, aluna.

“Eu escolhi Auxiliar de Biblioteca, porque é uma área que eu me identifico muito e gosto da área da educação”, reforça Adriana Carvalho, aluna.

“O meu curso é cuidador de idosos. Acho que é o conhecimento que me motiva. Eu quero aprender mais, pois nunca é demais”, afirma Marly Batista, aluna.

A aula inaugural contou com a Presença do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil; Deputada Estadual, Daniella; Amanda Gentil, secretária municipal de Governo, o Diretor do IFMA Campus Caxias, João da Paixão e demais colaboradores da instituição. Ao todo, são 421 mulheres que fazem parte dos cursos, com duração de três a quatro meses.

“Nós podemos celebrar esse momento importante, tanto ontem, quanto hoje. É muito importante esta parceria com o IFMA, ofertando esses cursos não apenas de forma gratuita, mas também uma bolsa de estudos. Nós ofertamos em 9 escolas, para que possamos sediar esses cursos e ajudar o IFMA, para que possamos levar essa oportunidade a cada uma das pessoas participantes”, disse Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Meus parabéns a todas as mulheres que têm mostrado a capacidade de serem as profissionais que todos querem. Aqui vocês vão se habilitar a estarem aptas ao mercado de trabalho. Desejo muita sorte e dedicação a partir daqui. Eu sou uma defensora da mulher maranhense e estou à disposição do Instituto Federal do Maranhão”, disse Daniella, Deputada Estadual.

“O programa não poderia ser executado sem a parceria do executivo municipal e da estrutura do município. O IFMA entra com o custeio, pagamento de bolsas. Para dar assistência, temos uma equipe administrativa composta por servidores do IFMA, e colaboradores externos que foram selecionados por edital público”, disse Raimundo Filho, diretor de Ensino.

“São mulheres selecionadas pela Secretaria da Mulher, obedecendo o critério de vulnerabilidade social, onde a gente busca elevar a autoestima da mulher empreendedora e a equidade de gênero, para que elas tenham as condições de concorrência no mercado de trabalho. A partir de agora eles e elas são alunos regularmente matriculados no IFMA Campus Caxias”, destaca João da Paixão, diretor do IFMA.

“Nós entramos com essa parceria com o IFMA para propor a todos essa oportunidade. Quero dizer que vamos garantir que os dois melhores alunos de todos os 9 cursos, um total de 18, já terão vaga garantida no mercado. Todos precisam se dedicar, quem vai acompanhar não sou eu, são os professores.  isso é uma forma de dizer para vocês que o município vai absorvê-los. Além de vocês receberem os certificados, nós vamos aplaudir, mas vamos também oferecer oportunidade”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

A aula foi encerrada com uma palestra ministrada pela professora Francyanne Barradas com o tema: Mulheres no Mundo do Trabalho.