A Praça da Bíblia, no bairro Castelo Branco, foi o local escolhido para o retorno das atividades do Programa Mulheres em Movimento (PMM), da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, da Prefeitura de Caxias (MA).

“É o retorno das nossas atividades, e sabemos que praticar exercício físico ajuda na prevenção contra a covid-19. Nós temos muitos relatos positivos na questão da saúde e autoestima, combate a ansiedade e depressão. Então, contribui muito”, diz Paula Sousa, instrutora do PMM.

“No período da pandemia a gente encontrou uma forma de dar aulas on-line, de segunda a sexta, mas agora as atividades presenciais estão voltando. Eu entrei como aluna no PMM, e hoje sou instrutora. Com a dança, trabalhamos a autoestima e a saúde acima de tudo”, lembra Marisa Alves, instrutora do PMM.

Intitulado Aulão de Máscara, a proposta foi lembrar do período carnavalesco, além de frisar sobre a prevenção contra a covid-19. Mantendo o distanciamento e fazendo muitos movimentos, as mulheres que fazem parte de diferentes polos do PMM na cidade fizeram bonito e colaboraram com a própria saúde.

“Embora estejamos ainda na pandemia, o aulão é feito respeitando todas as medidas de segurança. Estamos voltando com as atividades, e mantemos os cuidados redobrados. Todos os nossos programas são importantes, mas este trabalha a autoestima e a saúde”, frisa Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“O PMM é um dos maiores programas da Secretaria da Mulher, que envolve a atividade física, autoestima e empoderamento. A secretaria volta às atividades mostrando que a mulher tem que estar em atividade, se movimentando, fomentando o empreendedorismo”, destacou Francyane Barradas, coordenadora de Projetos.

“Estamos motivando o uso das máscaras, porque cada uma vai para seus polos. Nós temos ao todo 16 polos na zona urbana. Estamos trabalhando para que em casa ou em qualquer lugar, a mulher possa se fazer respeitar”, disse Nando Santos, coordenador do Programa Mulheres em Movimento.

Quem já faz parte há algum tempo, afirma que a prática de atividade física a partir das orientações dos instrutores do PMM, além das avaliações de saúde, tem trazido inúmeros benefícios.

“Eu sentia muito cansaço nas pernas. Quando eu entrei senti a diferença, praticar exercício é muito bom para a saúde, além de ajudar na nossa autoestima”, disse Ana Maria, integrante do PMM.

Atualmente, mais de 1.700 mulheres integram o Programa Mulheres em Movimento.