A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), iniciou nesta quinta-feira (3) o acolhimento dos alunos no retorno gradual das aulas. A secretária da pasta, Ana Célia Damasceno esteve presente em algumas escolas para vistoriar a execução das orientações aos protocolos sanitários.

Os alunos do 5º ao 9º ano e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) retornaram hoje (3). Já do Infantil V voltam gradualmente até 11 de março. Em seguida, no dia 4 de março o 4º ano inicia; do 3º ano acontece de 7 a 11 de março; do 2º ano entre os dias 14 e 18 de março e de 21 a 25 de março do 1º ano.

“Eu estava ansiosa para voltar as aulas. Na sala de aula é melhor, porque a professora está perto da gente”, disse Raimunda Maria, aluna da escola Costa Sobrinho.

“Ter o contato direto com o professor é melhor; interagimos mais com os alunos e eles ficam felizes no ambiente escolar”, disse Edilene Fernandes, professora.

“É muito importante o retorno presencial, pedimos a Deus por isso. Estamos felizes, porque a comunidade atendeu ao pedido de volta às aulas. Hoje, a escola Costa Sobrinho retorna do 1º ao 5º ano, com instalações amplas, salas bem ventiladas e com 214 alunos matriculados. Portanto, temos as condições necessárias para atender nossa comunidade”, explica Geovana Santos, gestora da Escola Costa Sobrinho no bairro Pirajá.

Considerando que a gestão municipal está exigindo o cartão de vacinação das crianças de 5 a 11 anos nas escolas, o retorno gradual está sendo uma estratégia, a fim de que todas as crianças estejam imunizadas contra a covi-19 até o final do mês de março.

“O acolhimento é gradativo, estamos recebendo as crianças com alegria e está sendo favorável a elas”, disse Lucileide Pereira, professora.

“As crianças e os pais estão bem animados nesse retorno. Na reunião, falamos sobre a importância da vacinação”, frisa Rosane Melo, professora.

“O retorno presencial é de suma importância, todos estavam esperando esse momento. E, as escolas estão preparadas para recebê-los”, disse Regina Alice, gestora do Colégio Santo Antônio.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caxias (MA) destacou a importância da vacinação com o retorno das aulas presenciais. E, solicitou aos pais que ainda não levaram seus filhos, que providenciem. A criança imunizada está mais protegida. A rede municipal de Educação conta com mais de 30 mil alunos e todos devem estar em sala de aula até o final do mês de março, tanto na zona urbana, quanto na rural.

“Observamos os alunos usando máscaras e com o distanciamento social. Além disso, reforçamos o pedido aos pais e mães que matriculem os filhos nas escolas, porque lugar de criança é na escola. E destaco também que levem as crianças de 5 a 11 anos para receber a vacinação”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.