O Farol do Saber realizou mais uma edição do Projeto Tecendo Ideias, realizado a cada bimestre. Nessa segunda-feira (7), o evento fez alusão ao Dia Internacional da Mulher, trabalhando o tema “Desafios, lutas e conquistas da mulher na sociedade”.

“Com o retorno às aulas, nós voltamos com o projeto Tecendo Ideias da Gestão de Memória e Cultura da SEMECT. Nosso primeiro tema está sendo sobre o Dia Internacional da Mulher. Nós sabemos que as mulheres lutam para buscarem seu espaço na sociedade. Convidamos mulheres que têm sucesso na sociedade para dividir um pouco da experiência delas”, destacou Andressa Damasceno, coordenadora do Farol do Saber.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Gestão de Memória e Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT). O evento teve como objetivo trabalhar a valorização da mulher na sociedade, bem como a igualdade de oportunidades. Na plateia, estiveram presentes estudantes do 1º ano da escola Cônego Aderson Guimarães Júnior.

Uma das palestrantes foi Allannessa Vieira, Guarda Municipal. Atualmente a Guarda Municipal tem aproximadamente 10% de mulheres em Caxias na corporação. “Ao longo dos anos essa luta vem para aumentar o espaço da mulher. Antes a gente via as lutas trabalhistas voltadas apenas para o homem, mas vem a busca na história a conquista das mulheres”, destaca Allannessa Vieira, Guarda Municipal.

“Nós como gestoras enfrentamos desafios muito grandes, mas quando trabalhamos com amor tudo é superado. O gestor tem o papel de administrar e educar. Que as mulheres procurem estudar para conseguir mais espaço”, frisa Silmara Azevedo, gestora da Escola Monteiro Lobato.

“Como mulher nós ainda percebemos algumas resistências. Estamos falando sobre os desafios enquanto profissionais na Assistência Social. O nosso público é pessoas em situação de extrema pobreza, mulheres que as vezes estão desacreditadas de si. Nós estamos abordando um pouco do trabalho da Assistência Social”, frisa Valéria Almeida, coordenadora do Plantão Social.