A Prefeitura de Caxias (MA) presta esta homenagem especial às mulheres que integram a gestão pública municipal, assim como para todas da cidade, do Maranhão, do Brasil e do Mundo.

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) ainda em 1975. A data simboliza a luta por condições igualitárias, que estão presentes ao longo da história. São mobilizações políticas e sociais fundamentais para que a mulher tivesse direito a voto, pudesse trabalhar, buscar sua independência e a equidade. Além disso, buscam a proteção da mulher em situações de violência, debate ainda frequente.

UM POUCO DA HISTÓRIA
A maioria das pessoas lembra desta data com o episódio ocorrido quando 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio nas instalações de uma fábrica têxtil em Nova York. Esse incêndio teria sido intencional, causado pelo proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, por isso teria trancado suas funcionárias na fábrica e ateado fogo nelas. Essa história, contudo, é falsa e, por isso, o 8 de março não está ligado a ela.

No Brasil, a lembrança remonta ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus, data que é considerada um marco para celebração do Dia Internacional da Mulher. Os trabalhos em prol de uma sociedade mais justa e com mais participação da mulher nos diferentes setores da sociedade é uma máxima que deve ser defendida por todos.

As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais nos últimos anos oportunizaram caminhos para que elas conquistassem a participação política, seja em cargos de gestão, empreendedorismo, como em outros setores. A Lei do Divórcio, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio são algumas conquistas, além de outras que ainda virão.

No Brasil, as mulheres representam 52,2% da população, onde em ano de eleição tendem a ampliar sua participação na política ainda mais. Atualmente, representam 15% da Câmara de Deputados, enquanto a bancada de senadoras eleitas em 2018 corresponde a 11,54% da Casa. Em 2018, foram eleitas 161 deputadas estaduais, o equivalente a 15,56%, colocando o país na 142ª posição do ranking internacional de participação das mulheres na política, em parâmetro com 192 países.

Os desafios são grandes, mas com perseverança, determinação e entusiasmo, as conquistas são possíveis!

Feliz Dia Internacional da Mulher! Uma homenagem da Prefeitura de Caxias (MA)