Na manhã desta terça-feira (8), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Centro de Juventude do bairro Ponte, que faz parte da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou uma ação em homenagem a todas as mulheres.

Durante a iniciativa, foram ofertados diversos serviços, como palestras, consultas de enfermagem, solicitação de exames, avaliações odontológicas e aplicação de flúor, serviços de beleza, café da manhã e sorteio de brindes.

Andreia Almeida, coordenadora de Saúde da Mulher, destacou a importância dessas ações para as mulheres. “As mulheres têm conquistado seu espaço na sociedade, sendo 52,2% da população brasileira e a grande protagonista como usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Os cuidados em saúde são uma dimensão da integralidade que devem permear suas práticas. Sendo assim, as mulheres necessitam se sentir acolhidas em suas particularidades da atenção. Logo, em cada período da vida, a mulher apresenta necessidades distintas, por isso a importância da criação e desenvolvimento de ações que possam trabalhar a prevenção em saúde”, frisou.

Luis Filipe, auxiliar administrativo do Centro de Juventude Ponte, ressaltou a parceria entre as unidades para o desenvolvimento da ação em homenagem ao Dia da Mulher. “Foi uma parceria entre o Centro de Juventude e a Unidade Básica de Saúde do Ponte, em alusão ao Dia das Mulheres para oferecer tanto os serviços da UBS, quanto os serviços realizados aqui no CJ Ponte. Foram ofertados serviços de salão de beleza, dança, consulta de enfermagem e com dentista”, conta.

A dentista, Luana Abreu, falou sobre o trabalho desenvolvido durante a iniciativa. “Nós estamos fazendo avaliação odontológica e marcando as consultas na Unidade Básica de Saúde, para que os procedimentos sejam feitos, além disso também estamos realizando a aplicação de flúor”, disse.