Na última terça-feira (8), a secretária municipal de Saúde, Mônica Gomes, o coordenador da Atenção Primária de Saúde, Rubenilson Luna e a coordenadora da Média e Alta Complexidade, Camila Lopes, participaram de uma reunião com o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales, e demais representantes da UEMA Caxias.

“No ambulatório do Campus Caxias vi com satisfação a parceria profícua com o prefeito Fábio Gentil, por meio da Secretaria de Saúde, implantando lá uma UBS. A Secretária e Profª da UEMA, Mônica Gomes com participação decisiva nesse processo trouxe o desafio da implantação de especialidades no atendimento, prontamente aceito pela UEMA. Ao final da reunião, visitei a obra do novo prédio das Ciências da Saúde, conforme parceria com SEGOV determinada pelo governador Flávio Dino”, disse Walter Canales, vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O encontro reforçou a parceria, entre a Prefeitura de Caxias e o Governo do Maranhão, por meio da Universidade Estadual do Maranhão, para o funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, no Ambulatório e Anexo de Saúde do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA) e a implantação de um Ambulatório Especializado, que contará com atendimento de psiquiatria, oftalmologia, ortopedia, entre outras áreas.

Camila Lopes, coordenadora da Média e Alta Complexidade, destacou sobre a implantação de um Ambulatório Especializado no prédio onde já funciona uma Unidade Básica de Saúde. “A reunião foi bastante produtiva para ampliação dos serviços de saúde no município. Atualmente, já está em funcionamento uma Unidade Básica de Saúde e o próximo passo é implantar um Ambulatório Especializado com atendimento nas áreas de psiquiatria, pediatria, oftalmologia, ortopedia, dentre outras”, finalizou.

A primeira visita técnica da Prefeitura de Caxias e da UEMA ocorreu ainda em fevereiro para destacar a importância da parceria. No entanto, na prática a parceria se concretizou quando houve a transferência da UBS Centro da Avenida Getúlio Vargas, para o anexo do CESC-UEMA, na Rua Quininha Pires, no Centro de Caxias (MA). Na ocasião, Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde e Jordânia Pessoa, diretora do CESC-UEMA, destacaram os ganhos para a comunidade caxiense, mas também para a comunidade acadêmica.

“Agradecemos muito o empenho da Prefeitura de Caxias, do nosso vice-reitor, professor Walter Canales e da secretária de Saúde, Mônica Gomes. Foi grande o empenho nessa ação, onde a UBS vai ter um padrão diferente das outras, porque será uma UBS Escola. Desse modo, haverá o atendimento clínico e ambulatorial, assim como o trabalho dos nossos acadêmicos do curso de medicina e enfermagem”, frisou Jordânia Pessoa, diretora do CESC-UEMA.

“Nós temos um convênio estabelecido com a UEMA há mais de 15 anos, e agora é o momento de estreitar esse vínculo. Estamos levando a estratégia de Saúde da Família para dentro do ambulatório da universidade. Assim, possibilitaremos tanto a formação do profissional médico, quanto dos de enfermagem”, lembrou Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.