A Prefeitura de Caxias (MA), em parceria com o Governo do Estado, por meio da integração entre Unidade Regional de Educação e Secretaria Municipal e Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou o remanejamento de máquina e impressora de braile da escola municipalizada Presidente Jonh Kenedy para a UIM Profa. Inês Evangelista Guimarães.

A transferência do material está sendo realizada por conta da escola não haver mais alunos com deficiência. A solicitação se deu por meio de um documento de remanejamento para utilizar a máquina para alunos da escola. Os equipamentos irão beneficiar alunos como, Natália Cristina, de 11 anos, aluna do 6° ano, que estava presente no momento da entrega e falou sobre essa aquisição. “É uma conquista e irá me ajudar muito nos estudos, a luta para conseguir essa máquina foi de todos, para que eu e outros alunos que necessitam tenhamos êxito nos nossos estudos”, destacou Natália Cristina, aluna.

Para a professora Antônia Cláudia, a aquisição da máquina e da impressora de braile vai colaborar com o aprendizado dos estudantes. “Desde o primeiro ano dessa aluna na escola, nós já ensinávamos através do sistema braile e com o equipamento reglete, mas com o desenvolvimento educacional dessa aluna, hoje no 6º ano, precisávamos muito desse equipamento que será imprescindível para uma melhor aprendizagem, com o empenho do governo municipal, da secretária de Educação e de todos que se engajaram nessa luta, só mostra que a inclusão em Caxias é uma realidade”, frisa a professora.

“Aqui na nossa escola, há 2 anos não haviam mais alunos com deficiência visual, o que nos fez deixar uma máquina e uma impressora em braile em desuso. Então fomos procurados pela assessoria multiprofissional da SEMECT, com um pedido de remanejamento para utilizar a máquina em outra unidade escolar, e assim assinamos o termo de remanejamento para melhorar o ensino da aluna que irá necessitar do equipamento para ajudá-la no aprendizado”, destaca Josélia Oliveira, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipalizada Presidente Kenedy

“É muito importante esse momento entre as escolas intermediadas pela secretária de Educação Profª Ana Célia Damasceno e pela coordenadora da Assessoria Multiprofissional Fátima Sousa, que pensando na construção educacional de uma educação inclusiva, conseguiram essas máquinas importantes para utilizarmos com a aluna Natália Cristina, que necessita muito desse equipamento para aperfeiçoar ainda mais no seu aprendizado, proporcionando assim a inclusão de fato nas escolas municipais”, reforçou Raquel Oliveira da UIM Profa. Inês Evangelista Guimarães.

A Coordenadora da Assessoria Multiprofissional da SEMECT, Fátima Sousa, ratificou a importância dessa troca de experiências e que o remanejamento das máquinas muito irão ajudar no desenvolvimento das potencialidades dos estudantes.

“Esse equipamento agora de fato terá utilidade, pois a instituição Inês Evangelista Guimarães, tem uma aluna com deficiência visual que terá uma importante ferramenta de apoio para um aprendizado de melhor qualidade, conquista essa intermediada pela secretária de Educação Ana Célia Damasceno, que conseguiu com a municipalização esse remanejamento”, explica Fátima Sousa, Coordenadora da Assessoria Multiprofissional da SEMECT.