Começou nessa segunda-feira (14) e segue até o dia 31 de março de 2022, o cadastro socioeconômico das famílias que serão beneficiadas com a Regularização Fundiária no bairro São Pedro, em Caxias. Ao todo, estão sendo esperadas aproximadamente 200 famílias. O trabalho é realizado pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Coordenação de Regularização Fundiária.

“É importante que todos os moradores venham fazer o cadastro, pois é por meio dele que vamos conseguir titular cada família e ter como base que tipo de projeto podemos estar implementando dentro da comunidade, tudo isso após a gente ter o conhecimento total de moradores e de quantas unidades há na comunidade”, destaca Joel Gaspar, supervisor social da Regularização Fundiária.

No último dia 22 de fevereiro de 2022, a Coordenação de Regularização Fundiária realizou a Assembleia Geral Convocatória, para explicar como vai se dar o processo que irá permitir que todas as famílias que se enquadrarem no perfil social, tenham acesso aos seus títulos de propriedade, para poder dizer que são as verdadeiras proprietárias dos locais onde moram. Seu José Neto foi um dos moradores que realizaram o cadastramento.

“É importante porque vamos ter o documento de nossa casa, como também ela passará a ter mais valor. Os benefícios que estamos recebendo no bairro estão sendo muito bons”, disse José Neto, morador do Bairro São Pedro.

O cadastro socioeconômico acontece após a realização do georreferenciamento. Com esse cadastro, será feita uma triagem de todas as famílias que se enquadram no perfil social e alguns critérios que serão averiguados a exemplo de: ganhar até 3 salários mínimos; ter o Auxílio Brasil e número do NIS, dentre outros. A coordenação também faz uma análise para saber se há algum registro, ou seja, alguma casa no nome da pessoa, dentre outras averiguações.

“Nós estamos esperando em torno de 300 famílias, é o que acreditamos que serão enquadradas no perfil social, no qual a Prefeitura assume todas as responsabilidades financeiras do processo”, afirma explica Joel Gaspar, supervisor social da Regularização Fundiária.

A Coordenação de Regularização Fundiária está situada na Rua Siqueira Campos, nº 255, Centro, próximo a Escola Gilberto Barbosa.