A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), abre oficialmente nesta quinta-feira (17), o I Seminário Intermunicipal Paulo Freire. O evento começa a partir das 16h, no Centro de Treinamento João Paulo II, e segue por toda sexta-feira (18), com o compartilhamento de experiências bem sucedidas dos municípios da região dos cocais com uma vasta programação.

Com o tema “Políticas Públicas em Educação com o foco na sustentabilidade e desenvolvimento social”, o evento visa estreitar as relações institucionais entre as Secretarias Municipais de Educação e as gestões municipais, buscando transformar a realidade educacional do Estado do Maranhão.

O evento contará com a palestra magna do Professor Dr. Roberto Mauro Gurgel, um dos mais renomados intelectuais da educação brasileira contemporânea e ativista da educação infantil com fundamento teórico nas concepções pedagógicas de Paulo Freire. Dentre suas experiências profissionais, estão: Professor Universitário, Membro do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, vice-presidente nacional da Organização Mundial da Educação Pré-Escolar (OMEP/Brasil). Graduado em Sociologia e Agronomia, com pós-graduação em Estudos Comparados da América Latina, Sociologia do Desenvolvimento e Economia Rural, o professor Roberto Mauro Gurgel também foi pró-reitor de Planejamento e de Extensão da UFMA e já publicou mais de 20 livros na área de Educação.