Nessa quarta-feira (17), a Defesa Civil do município realizou o remanejamento de uma família do bairro Galeana. A ação ocorreu após uma elevação do Rio Itapecuru, que ameaça invadir as casas da comunidade que estão na área ribeirinha. Os profissionais foram acionados e prontamente realizaram o trabalho de transporte dos móveis e eletrodomésticos para o bairro Seriema, para uma residência da própria família.

“As famílias já sabem quando o nível do Rio vai aumentar, com isso pedem para serem retiradas do local e irem para uma área segura. A Defesa Civil tem esse papel importante de fazer o deslocamento dessas família de graça, para que elas não precisem gastar nem com a saída e nem com o retorno”, disse Luís Ricardo, psicólogo da Assistência Social (Defesa Civil).

No mês de janeiro de 2022, a Defesa Civil de Caxias chegou a atender mais de 190 pessoas tanto na zona urbana, quanto na zona rural, após elevação do Rio Itapecuru. Atualmente, em algumas regiões do Maranhão, as fortes chuvas estão provocando o transbordamento de rios e o alagamentos de cidades.