Foi aberto nessa quinta-feira (17), pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), o I Seminário Intermunicipal Paulo Freire. O evento está acontecendo no Centro de Treinamento João Paulo II, segue até esta sexta-feira (18), e tem como objetivo compartilhar boas práticas educacionais desenvolvidas pelos municípios participantes.

“Cada município que está aqui tem uma experiência única. Levamos a ideia e os municípios aderiram. Caxias é anfitriã e temos três projetos para mostrar: a Educação Ambiental, o Prouni Municipal e o Plantão Social. Nós e os municípios inscritos acreditamos no potencial de Caxias, queremos crescer junto com os demais municípios do Maranhão”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Ao todo, foram registrados 25 municípios maranhenses no evento, que contou com a presença de prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias municipais de educação. Nesta primeira edição, o evento está abordando o tema “Políticas Públicas em Educação com o foco na sustentabilidade e desenvolvimento social”.

“Vamos fazer uma troca de experiências exitosas, e isso é importantíssimo tanto na educação, quanto em outras áreas. Com esse trabalho estamos dando o pontapé inicial, para que possamos estreitar as relações institucionais entre os municípios”, disse Luciana Leocádio, prefeita de Buriti Bravo.

“Daqui sairão propostas para melhorar a educação na nossa região. Nós vamos trazer duas experiências, o Núcleo de Tecnologia da Informação, que neste período da pandemia eles puderam ter aulas em casa, e também a Busca Ativa, que está permitindo a gente trazer este aluno de volta”, disse Antônio Francisco, secretário municipal de Educação de Coelho Neto.

“Nós tivemos dois anos de pandemia, isso nos deixou um pouco sem saber como seguir na área da educação. Então, momentos como esses é de fundamental importância”, disse Sebastião Costa, Prefeito de Fortuna.

A palestra magna de abertura, abordando o tema do Seminário foi proferida pelo professor Roberto Mauro Gurgel, um dos mais renomados intelectuais da educação brasileira contemporânea e ativista da educação infantil, com fundamento teórico nas concepções pedagógicas de Paulo Freire. O Professor Universitário aposentado é Membro do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, vice-presidente nacional da Organização Mundial da Educação Pré-Escolar (OMEP/Brasil).

“Eu sou da direção estadual do Fórum de Educação Ambiental e lá nós temos feito um esforço de agregar a educação formal como não formal. E, no caso fazer propostas, como a escola ambiental. Esse encontro tem um sentido especial, porque traz a figura de Paulo Freire. Essa possibilidade de colocar os municípios em interação é muito importante”, frisa Roberto Mauro Gurgel, palestrante.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, a secretária municipal de Governo, Amanda Gentil, e a Deputada Estadual, Daniella, destacaram a importância do compartilhamento de boas experiências na área da educação, além da aproximação entre os municípios.

“Por meio dessa troca de conhecimentos nós iremos trazer cada vez mais uma educação de qualidade para os alunos das escolas públicas. Melhorando a educação do município, nós trazemos uma melhoria para a educação do nosso estado”, disse Amanda Gentil, secretária municipal de Governo de Caxias (MA).

“Eu quero acompanhar de perto os resultados desse trabalho. Quero parabenizar a secretária Municipal de Educação pela iniciativa e dizer que é assim que se constrói uma educação de qualidade. Quero também aproveitar a oportunidade para colocar o nosso mandato a disposição de todos vocês”, destacou Daniela Gentil, Deputada Estadual.

“O município de Caxias está discutindo aquilo que deu certo em cada município nesse retorno às aulas, para que possamos somar e dividir com os município o que há de melhor. Caxias vai dar exemplo, como o Prouni Municipal. A nossa educação está desenvolvendo muito, vamos estar conversando com os municípios como eles podem desenvolver programas como este. Caxias tem sido vitrine e a nossa Secretaria tem desenvolvido um bom trabalho junto com toda equipe”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).