Nos dias 28 e 29 de março, Caxias vai receber a Carreta da Saúde de Combate a Hanseníase. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Governo do Estado do Maranhão. A ação vai acontecer na Praça do Pantheon, no Centro, das 8h às 17h.

Durante os dois dias de atividades da Carreta no município, serão ofertados os seguintes serviços: consulta médica e avaliação dermatoneurológica de manchas suspeitas de hanseníase, testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis, exames citopatológicos (preventivos), teste de antígenos para covid-19, aferição de pressão arterial e atividades educativas sobre tuberculose e consulta médica para detecção de casos.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium Leprae.

A doença atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.