A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação do Programa de Controle da Tuberculose, vai realizar nos dias 22 e 24 de março de 2022, ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Antenor Viana e Vila São José

O evento vai contar com serviços de consultas médicas para detecção de casos, atividades de orientação sobre tuberculose, palestras e distribuição de material informativo. Além disso, também será realizado um arrastão, em busca de pessoas com sintomas respiratórios.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos ou sistemas.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada ano são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.