Nesta terça-feira (22), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação do Programa de Controle da Tuberculose, realizou uma ação preventiva em alusão ao mês de combate à doença, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Antenor Viana.

Durante o trabalho preventivo, foram ofertadas consultas médicas para detecção de casos, atividades de orientação sobre a tuberculose, palestras e distribuição de material informativo e café da manhã.

Paulino Ibiapina, enfermeiro da UBS, explicou sobre a doença e seu tratamento. “A tuberculose é transmitida por uma bactéria e tem preferência pelos pulmões. Em relação aos sintomas, o indivíduo pode vir a apresentar tosse seca ou produtiva durante 3 semanas, perca de peso, sudorese e febre ao entardecer. As pessoas que apresentam esses sintomas devem procurar a Unidade Básica de Saúde, onde temos médicos e enfermeiros que irão fazer uma triagem e caso o paciente esteja positivo para doença, ele iniciará o tratamento. É importante salientar que a tuberculose tem 100% de cura, se o paciente fizer o tratamento corretamente. Nosso intuito hoje é conscientizar e chamar a população até a UBS”, frisa.

“É importante nós sabermos mais sobre a tuberculose e o seu tratamento, porque é uma doença que pode levar à morte”, disse Ana Cláudia, moradora.

A agente comunitária de saúde, Milena Thais, destacou o trabalho dos agentes para o combate à tuberculose. “Nós, que trabalhamos visitando as famílias e temos um contato mais próximo a elas, acabamos detectando sintomas iniciais e procuramos trazer as informações para as UBSs. Nós somos um elo entre as famílias e a Unidade de Saúde”, finaliza.