A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), convoca inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que fizeram atualização cadastral pela última vez em 2016 e 2017. Atualmente aproximadamente 49% dos beneficiários com pendências em Caxias, ainda não procuraram os Centros de Referência da Assistência Social para atualizarem as informações do Programa Auxílio Brasil.

“Estamos convocando as pessoas que atualizaram o cadastro pela última vez em 2016 e 2017 para revisão, e as pessoas que foram identificadas na Averiguação do Governo Federal para atualização de renda. O não comparecimento implica na suspensão dos benefícios do Auxílio Brasil, BPC e Tarifa Social da Energia Elétrica e posterior exclusão do Cadastro”, destaca Inês Torres, coordenadora do Auxílio Brasil e CadÚnico.

A SMADS orienta que a população procure imediatamente os locais de atendimento, já que a falta de atualização pode gerar o bloqueio e posterior cancelamento e exclusão do sistema. Para realizar a atualização, o beneficiário deve procurar o Centro de Cultura, ou os Centros de Referência da Assistência Social.

Os beneficiários que estão com pendências junto ao Governo Federal estão sendo informados por meio do extrato bancário e cartas encaminhadas pelos Correios.

Averiguação Cadastral

Averiguação Cadastral do Governo Federal é o procedimento de comprovação de que a renda declarada no cadastro está em conformidade ou não com a encontrada nos outros Sistemas do Governo, interligados ao Cadastro Único.

Revisão Cadastral

Revisão Cadastral diz respeito ao tempo em que a pessoa atualizou o cadastro pela última vez. Este cadastro deve ser atualizado a cada dois anos.

Documentação necessária

O responsável familiar precisa levar a Carteira de Identidade atualizada, CPF, conta de luz, título de eleitor, Carteira de Trabalho (se tiver), comprovante de renda (contratos ou contracheques, para famílias em averiguação), documentos originais das pessoas que residem na casa, além da Declaração das crianças e adolescentes (de 4 a 17 anos) e de jovens (de 18 a 21 anos), que estejam no Ensino Fundamental.

“Lembrando que estes procedimentos são realizados em  âmbito nacional e ocorrem anualmente, mas em 2020 e 2021, em decorrência da pandemia não aconteceram”, disse Inês Torres, coordenadora do Auxílio Brasil e CadÚnico.