A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou na manhã dessa sexta-feira (25), solenidade de certificação e autorização do Auxílio Emergencial para 241 profissionais, cantores, cantoras, músicos e instrumentistas, beneficiários do Programa Auxílio Municipal Emergencial Artístico-cultural, no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney.

“É um alívio termos esse amparo, principalmente nesse momento em que estamos precisando. Foi uma ideia excelente e muito importante, porque vivemos da música. Aos poucos estamos voltando”, destaca Samuel Koringa, cantor.

Para a concessão do benefício, a Prefeitura investiu R$ 450 mil, com recursos próprios e a parceria com a deputada estadual Daniella. O pagamento será realizado em três parcelas no valor de R$ 500,00 aos profissionais que atuam há no mínimo três anos, a partir de 18 anos de idade, que não puderam trabalhar por conta da suspensão dos eventos carnavalescos deste ano, em decorrência da pandemia da covid–19.

“A Prefeitura resolveu fazer o auxílio para contemplar os artistas que não puderam trabalhar no período do Carnaval. Nós conseguimos contemplar 241 músicos. Nós, enquanto representantes da secretaria, estamos muito felizes com a concessão desse benefício. Na verdade, as pessoas que trabalham com música dedicam toda a sua paixão nesse fazer artístico”, disse Maciel Mourão, secretário municipal adjunto de Cultura.

“Hoje estamos realizando a certificação e dando a autorização do pagamento para os nossos músicos e cantores caxienses. Haja vista a questão pandêmica, eles não puderam tocar nesse Carnaval e a Prefeitura criou esse benefício, pioneiro em Caxias. Acreditamos que a iniciativa também vai aquecer o comércio de nossa cidade”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O Programa Auxílio Municipal Emergencial Artístico-cultural é realizado com base na Lei n° 2.563, aprovada em 14 de fevereiro de 2022, pela Câmara Municipal, autorizando a Prefeitura de Caxias realizar o pagamento.

“Aquelas pessoas que vivem da música sofreram muito. Mas a Prefeitura se comprometeu, embora o Carnaval não tenha sido realizado, de pagar um Auxílio Emergencial aos músicos. Nós viabilizamos para que o primeiro pagamento fosse realizado hoje. Com certeza, estamos fazendo história. Que os demais prefeitos possam fazer a mesma coisa em todo o Maranhão. Estamos trabalhando para melhorar a vida do nosso povo, e a Câmara Municipal nos ajudou muito. Antes da Semana Santa, será paga mais uma parcela, e, daqui a 60 dias, a última parcela”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).