A aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual, foi realizada no auditório da Prefeitura de Caxias nessa quinta-feira (24). Voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, oriundas de famílias que estão ligadas aos programas da assistência social, o curso é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Industria e Comércio e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), ofertado na linha do programa Qualifica Mais Progredir, que vai oferecer ao longo do ano 500 matrículas em 14 turmas.

“Estamos com 72 alunos, são duas turmas. Nós resolvemos ir até os alunos e a Prefeitura está nos dando esse suporte. Os alunos são de baixa renda. O intuito é ofertar a oportunidade, para que esses alunos possam ser microempreendedores individuais”, destaca João da Paixão, diretor do IFMA Campus Caxias (MA).

“Nós temos ao longo do ano 14 turmas, os alunos têm que ter o Auxílio Brasil e mais de 18 anos. Esperamos que os jovens possam se capacitar, pois precisam investir no seu potencial. As pessoas só conseguem chegar no seu objetivo pela educação”, lembra Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“Essa parceria tem aumentado e está indo mais longe do que possamos imaginar. Nós estamos trabalhando para que esse curso possa chegar aos camelôs que vão para o Shopping Popular, para que emprego e renda possam ser gerados em Caxias. Nós buscamos caminhos para que as pessoas possam desenvolver seus próprios empreendimentos”, lembra Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

O Programa Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI). A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação  e o Ministério da Cidadania, e atende objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro. Duas turmas estão iniciando neste primeiro momento com 72 alunos.

O objetivo é beneficiar famílias que fazem parte do Programa Auxílio Brasil, com idade a partir de 18 anos e que possuam o Ensino Fundamental completo. O curso quer ofertar a oportunidade dos participantes vivenciarem experiências empreendedoras, para que possam quem sabe, abrir os seus próprios empreendimentos no futuro.

“Eu ainda não fiz curso superior, mas estou fazendo esse curso e acredito que aqui é uma oportunidade de crescimento. Estou vendo algo que eu gosto, que é papelaria e quero aprender a trabalhar com isso”, disse Emile Costa, estudante.

Ao final, os participantes assistiram uma palestra intitulada “Pense Grande”, com o analista técnico do Sebrae, Fábio Bernardes.

“Nós vamos falar de competências empreendedoras. Nossa contribuição é fazer com que as pessoas pensem grande e possam trabalhar nos seus negócios. O empreender nos negócios é uma consequência do empreender no estilo de vida. Então, a nossa abordagem é para que as pessoas tenham uma vida proativa no mercado de trabalho, que possam buscar comportamentos e habilidades diferentes para trabalhar ainda mais”, disse Fábio Bernardes, analista técnico do Sebrae.