Neste domingo (27), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e a Academia Fortius Box, realizou a 1ª Corrida da Mulher Maranhense, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Os corredores foram divididos em três pelotões: homens, mulheres e kids, caxienses e codoenses.

“Foi uma proposta da Academia Fortius Box, e achamos muito interessante. Inclusive, a iniciativa pode ficar no calendário esportivo da cidade, atraindo atletas de outros municípios. Nós agradecemos de coração a participação de todos os atletas nesse evento organizado com muito carinho e amor”, lembra Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“Tem muitas pessoas participando, ficamos felizes com as programações que ocorreram. Nós temos que valorizar a mulher todos os dias, mas neste mês de uma maneira mais especial ainda”, lembrou Paulo Marinho Jr, vice-prefeito.

“Eu vejo aqui muitas mulheres, mas também vejo muitos homens participando. A gente sabe que o esporte é importante, mas que também é importante os homens valorizarem as causas das mulheres. Vocês estão de parabéns por participarem”, destacou Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

A concentração e largada foram no Mirante da Balaiada, com o total de 206 participantes, onde 126 receberam kits de participação ao se inscreverem na corrida. Os corredores percorreram as avenidas General Sampaio e Senador Alexandre Costa e depois retornaram para o ponto de partida, perfazendo um percurso de 5 km.

“Já participei de algumas corridas, mas é a primeira vez que estou ganhando em primeiro lugar na minha cidade, correndo com amigos da cidade e cidades vizinhas. Eu treino três vezes na semana e participo de uma assessoria esportiva, isso facilitou bastante. É um incentivo para que as pessoas se integrem mais no esporte”, destaca Letícia Torres, 1º lugar feminino.

“Foi um percurso bom, eu já treino há vários anos. Foi muito bom disputar a corrida de rua aqui em Caxias. O Maranhão precisa de atletas de alto nível para correr fora. Essas iniciativas ajudam muito o fortalecimento do esporte. Agradeço a todos”, frisa Eriomar Oliveira, 1º lugar masculino.

“O esporte traz muitos benefícios, entre eles a postura física e o humor. Nós estamos saindo de uma pandemia e as pessoas andam estressadas. A atividade física em um evento de corrida só beneficia o indivíduo. O objetivo é a promoção da qualidade de vida”, destaca Jardelson Silva, professor de Educação Física.

O vencedor do pelotão Kids foi Daniel. O evento ainda contou com espaço de saúde, cuidados com o corpo e espaço kids, e o apoio da Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

As empresas parceiras realizaram exposição dos seus produtos e atendimentos durante o evento.