A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), lançou nessa terça-feira (29), por meio de uma live, o Programa Volta ao Novo, em parceria com o Instituto Airton Senna e o Governo do Estado. O objetivo é o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais no contexto da pandemia e de retorno das atividades presenciais.

“Que nós possamos atingir o sucesso que é o ensino e a aprendizagem. Quais são as competências socioemocionais que teu tenho que ter dentro de uma sala de aula? Preciso lidar comigo mesma, ter autopercepção, ter minha autoestima e quem sou eu como profissional. Precisamos lidar com outro, o aluno que sabe e o que não sabe. Ser capaz de entender que cada pessoa aprende de forma diferente, saber lidar com os desafios e criar estratégias para resolver”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Isso é importante, nos relacionar com outras pessoas. Esse Programa nos permite levar toda à SEMECT, estratégias para melhorar a saúde física, mental e como também minhas relações sociais. É um momento ímpar e único, vai ser mais uma vez um prazer participar”, frisa Luís Fernando, Psicólogo.

A proposta do programa é apoiar as secretarias municiais através do compartilhamento de conhecimentos, tirando dúvidas e realizando encontros, a fim de transformar a educação por meio de atos reflexivo e educativo, como por exemplo, ensinando a lidar consigo mesmo, com os outros e com os desafios.

“O material é acessível e gratuito, basta acessar no site do Instituto Airton Sena. Os estudos demonstram que vários fatores socioemocionais têm parcela de contribuição enorme. Ter uma resiliência, uma linguagem mais acessível contribui para que possamos lidar de forma mais assertiva. Pensar, sentir, agir e nos relacionar conosco e com os outros, estabelecer objetivos e enfrentar situações adversas. Então, desenvolver essas habilidades nos primeiros anos da escola ajudam muito na vida”, destaca Kerleiane Oliveira, técnica da Semect.

O programa além da formação aos educadores, tem a proposta de ser levado às escolas. E, por isso, busca junto aos educadores a que eles estejam abertos a mudanças em suas práticas e dispostos aos aprendizados novos.

“Se a gente não tiver entusiasmo, a forma como conduzo o trabalho vai influenciar a vida do meu aluno. É preciso ter esperança e otimista na vida. Desejamos que esse programa aconteça de forma genuína”, frisa Kerleiane Oliveira, técnica da SEMECT.

“Queremos agradecer ao Governo do Estado por inserir o município neste programa, ao Instituto Airton Sena por esta iniciativa que nós apresentamos e dizer que contamos com o apoio de todos em mais um programa”, destaca Francigelda Ribeiro, Gestora de Memória e Cultura.