O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Caxias, por meio da coordenação do Núcleo de Educação Permanente, juntamente com a coordenação do Programa Samuzinho, a equipe de multiplicadores do SAMU, a coordenação do Programa Saúde na Escola e gestores de escolas municipais estiveram reunidos para organizar e alinhar o retorno do Projeto Samuzinho.

Este ano, as escolas participantes serão as unidades que vão receber os trabalhos do SAMU, por meio do Projeto Samuzinho, são estas: U.I.M Belmiro de Paiva, U.I.M Paulo Marinho, U.I.M Jovem Thales e U.I.M Marcelo Tadeu.

O Projeto Samuzinho tem como objetivo capacitar crianças em idade escolar, ensinando técnicas básicas de socorristas, além de conscientizar sobre os problemas causados pelos trotes ao serviço de saúde. A proposta é que as crianças se tornem multiplicadoras do trabalho do SAMU na comunidade, na escola e na família. Ao todo, o projeto já formou 130 alunos.

Rita Paz, diretora do SAMU Regional Caxias, falou sobre a importância do projeto. “O ganho para o SAMU Caxias, ao ensinar essas crianças é de que nós também aprendemos com elas, e ainda reduzimos os trotes. Essas crianças recebem todas as instruções e as preparamos para representar o SAMU na escola, na família e na comunidade”, frisou.