Nessa quinta-feira (31), centenas de pessoas lotaram o Ginásio de Esportes Governador João Castelo, para acompanhar o 1º sorteio de casas do Programa Minha Casa é 10, da Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
É o maior programa habitacional, realizado por uma Prefeitura Municipal do Estado do Maranhão. Estiveram presentes, os vereadores, secretários municipais e a população caxiense, que acompanharam de perto o sorteio das 10 primeiras casas.

“É um programa grandioso para a população. Estamos vendo um sonho se transformando em realidade. Iniciamos hoje o sorteio das 10 primeiras casas, onde 8 serão para o público em geral e duas para cotas – uma para pessoa com deficiência e outra para um idoso”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“É um projeto idealizado pelo prefeito Fábio Gentil, que está dando a oportunidade para as pessoas que não têm casa própria a terem uma casa digna, doada pelo município. E, não para por aí, é apenas o começo. Nos próximos sorteios, mais famílias serão beneficiadas”, frisa Teódulo Aragão, Presidente da Câmara Municipal.

O Programa Minha Casa é 10 é financiado com recursos próprios da Prefeitura de Caxias (MA), ou seja, bancado com o dinheiro dos impostos pagos pelos caxienses. A gestão municipal vai construir e doar casas às famílias de baixa renda do município 100% gratuitas, todos os meses. As casas serão entregues aos beneficiários totalmente regularizadas, com os seus títulos de propriedade.

Confira os nomes dos primeiros dez ganhadores (as) do Programa Minha Casa é 10:

1.ARLANE GONÇALVES AZEVEDO – BAIRRO: VOLTA REDONDA.
2.CLAUDETE CANTANHEDE DOS SANTOS – BAIRRO: CABANA DA SERRA.
3.MARIA DE JESUS MARCOS SILVA – BAIRRO: TESO DURO.
4.ANGELINA DE ALMEIDA – BAIRRO: CALDEIRÕES.
5.CREMILSON DE ARAUJO CABRAL – BAIRRO: TRESIDELA.
6.JULIO CÉSAR PEREIRA – BAIRRO: NOVA CAXIAS.
7.REJANE CAROLINA PEREIRA DOS SANTOS GOMES – BAIRRO JOÃO VIANA.
8.RITA DE CÁSSIA DE ARAÚJO SANTOS – BAIRRO: ANTENOR VIANA .
9.ANTÔNIA CÉLIA FERREIRA DE CASTRO – BAIRRO: DINIR SILVA.
10.FRANCISCA MARIA PEREIRA LIMA – BAIRRO: TAMARINEIRO.

“É muita alegria. Eu não tenho casa, apenas o terreno, por isso moro com minha mãe. Estou muito emocionada, porque o programa contribui com quem mais precisa”, disse Angelina de Almeida Rodrigues, do bairro Caldeirões, ganhadora.

“Eu estava precisando, e estou muito feliz. Eu moro com meu irmão”, disse Júlio César, do bairro Nova Caxias, ganhador.

“Eu não sei nem explicar, é um sonho realizado. Moro com minha filha e ter ganhado é uma ajuda grande”, ressaltou Claudete Cantanhede dos Santos, do bairro Cabana da Serra, ganhadora.

“O sonho da casa própria é uma realidade. Aqui é 100% gratuito”, lembra Cremilson de Araújo Cabral, ganhador.

“Hoje estou realizando um sonho de ter minha própria casa. É a primeira vez que me inscrevo em algum programa, pois somos quatro pessoas em casa”, disse Rejane Caroline, do bairro João Viana, ganhadora.

“É uma importância muito grande. Eu estava precisando muito. É um sonho, estou feliz demais”, frisa Antônia Célia, bairro Dinir Silva, ganhadora.

“É uma satisfação muito grande, fiz meu cadastro em 2020. Minha casa já estava caindo, então essa veio em boa hora, pois tenho quatro filhos pequenos, a situação não é fácil. Eu estava confiante, e na hora do sorteio eu disse: vai chamar meu nome.” disse Rita de Cássia, do bairro Antenor Viana, ganhadora.

“Pra mim é um sonho que está se realizando. É muito bom ganhar, estou muito feliz“, disse Maria de Jesus, ganhadora.

“Sou nora da Maria de Jesus. Eu estou muito feliz, na hora que chegar em casa vou ligar para o filho dela. Parabéns ao Prefeito por esse projeto”, disse Maria Zenaide, nora de Maria de Jesus.

Para o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que esteve acompanhado de Amanda Gentil e da deputada estadual Daniella, o Minha Casa é 10 é a garantia de uma política pública de moradia digna, além do retorno dos impostos pagos para a população que mais precisa.

“Estamos aqui acompanhando o sorteio de um dos maiores programas habitacionais, onde a Prefeitura vai doar 10 casas para a população todos os meses, durante a gestão do prefeito Fábio Gentil. Isso mostra que o dinheiro da população retorna para ela”, disse Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Terá o sorteio de 10 casas a cada mês. Quero parabenizar a Prefeitura e o Prefeito Fábio Gentil pela iniciativa, que beneficia as pessoas mais carentes. Eu já peguei esse projeto andando e com certeza vou abraçar para que mais pessoas sejam beneficiadas”,  disse Daniella, deputada estadual.

“É o maior programa habitacional municipal de todo o estado do Maranhão. E, eu tenho certeza que Caxias é a única cidade em nosso estado que faz um programa desse nível. Nós iremos entregar todos os meses uma dezena de casas para que as pessoas possam ter uma residência digna. Hoje, talvez eu seja o prefeito mais feliz do estado do Maranhão, porque vejo esse público presente e que todos acreditam em nosso projeto.  Eles têm a certeza de que essas casas serão sorteadas e entregues, mostrando que os impostos pagos à Prefeitura de Caxias serão devolvidos em forma de trabalho”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).