CULTURA – Semana de Arte Sacra é aberta em Caxias (MA) e segue até 7 de abril de 2022
A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, em parceria com a Diocese de Caxias, abriu nesta quinta-feira (31), a Semana Municipal de Arte Sacra, com a exposição de imagens de santos feitos em madeira e em argila, de origem brasileira e europeia, construídas a partir do século XVII. As imagens representam a história da Igreja e da religião Católica. A exposição está acontecendo na centenária Igreja do Rosário dos Pretos de Caxias e segue até dia 7 de abril.
“As imagens sacras nos comunicam muitas coisas, pois é o resgate dos grandes amigos de Deus. Por isso, a Igreja faz acontecer essa profecia divina, para que eles não sejam esquecidos. Nós comemoramos a história dos santos como se fossem nossos conterrâneos, porque eles nos acompanham com seus exemplos e sua história”, disse Padre Ribamar, Pároco da Igreja de São Benedito.
“As pessoas podem vir na exposição conhecer como surgiu a história dos santos e da Igreja. Esse trabalho promovido pela Secretaria de Cultura é importante, para que a gente possa conhecer nossa cultura e a história da nossa cidade”, frisa Teódulo Aragão, Presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).
“Um momento como este é ímpar, pois se aproxima da Semana Santa. A exposição traz imagens das igrejas caxienses. Assim, a Igreja do século XVIII, conhecida como Igreja da Balaiada, é um dos templos religiosos que se relaciona com a questão escravagista, pois foi construída por mão de obra escrava. Portanto, a semana sacra precisa acontecer com mais intensidade”, frisa Mercilene Torres, historiadora.
“A exposição de Arte Sacra vai até 7 de abril. Temos uma semana em que os caxienses vão poder conhecer parte do acervo histórico das igrejas de Caxias. As pessoas que vierem vão poder fazer a visita guiada pelos monitores de turismo. Algumas esculturas são feitas em madeira e argila, usadas no culto católico”, lembra Akman Viana, coordenador do Projeto Caxias Turística.
Os caxienses poderão visitar as 18 imagens sacras, e contemplar a arte e desvendar a história de cada santo, além de crucifixos de época. A ideia da exposição, além de evidenciar a religiosidade católica, é também reforçar o turismo religioso na cidade, reavivado neste período da quaresma, na semana que antecede a conhecida Semana “Caçadeira” ou Semana Santa.
“Caxias é uma cidade com patrimônio histórico e religioso que precisa continuar sendo valorizado. Nós estamos em uma igreja tradicional de Nossa Senhora do Rosário, e falar de arte sacra é encontrar com a Igreja Católica, que transforma a fé que a gente não vê em algo visível, por meio dessas imagens. A maioria dos santos é de nossas igrejas, e para nós é uma alegria estar aqui pedindo a todos eles que possamos superar este momento de pandemia e expressar a nossa fé”, disse Dom Sebastião Lima Duarte, Bispo da Diocese de Caxias (MA).
“A Semana Municipal de Arte Sacra é realizada anualmente no período da Quaresma, na semana que antecede a Semana caçadeira. Esse ano decidimos fazer dentro da Igreja do Rosário, pelo seu contexto histórico, para todos aqueles que amam a arte sacra, a cultura e as tradições. A exposição vai até dia 7 abril, das 8h às 17h30. O foco também é dar visibilidade ao turismo religioso”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.