SAÚDE – Mês de Prevenção à Tuberculose encerra, mas os atendimentos à população continuam nas UBSs durante o ano todo
Encerrando as ações desenvolvidas no mês de março, de prevenção à Tuberculose, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Clínica do UniFacema e Castelo Branco, realizaram nessa quinta-feira (31), atividades com orientações e palestras sobre a doença, distribuição de material informativo e consultas médicas para detecção de casos.
Durante todo o mês, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ações para intensificar os diagnóstico e tratamento da doença no município. Maylson Moura, médico da UBS Castelo Branco, explicou a importância das atividades para alertar a população a procurar os serviços de saúde.
“A tuberculose é uma das doenças que é considerada negligenciada, porque historicamente as pessoas a veem assim, como uma doença excludente. Esse tipo de atividade é importante para alertar as pessoas a procurarem o diagnóstico precoce, e iniciar o tratamento o mais rápido possível, tanto para elas se protegerem, quanto para protegerem as pessoas próximas”, explicou Maylson Moura, médico da UBS Castelo Branco.
A idosa Maria Rosimar, de 78 anos, passou pela doença aos 34 anos, relatou sobre o processo e ressaltou a importância de não desistir do tratamento. “Foi um processo muito difícil no início, porque os remédios além de serem muitos, também eram fortes. Eu tive que ficar isolada durante 1 mês, minha alimentação era mais fraca, mas graças a Deus e ao tratamento fique curada, o que não podemos é desistir de fazer o tratamento, porque a doença é pior do que pensamos, podendo levar até a morte”, contou.
“A partir do momento que o paciente inicia o esquema de medicações, ele não pode parar, é preciso terminar o tratamento. Caso o paciente apresente alguma reação adversa, ele deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e falar com o médico, ou seja, jamais parar de tomar as medicações por conta própria”, explicou Pedro Antônio, médico da UBS da Clínica do UniFacema.
“Essas ações são muito importantes para esclarecer sobre as doenças, porque existem muitas pessoas que não têm muito conhecimento sobre a tuberculose, ou qualquer outra patologia”, destacou Dione Milhomem, enfermeira UBS UniFacema.
O acadêmico de enfermagem, Paulo Lima, também ressaltou a importância da atividade para comunidade. “Foi uma iniciativa para que a população entenda o que é a tuberculose, para que eles repassem esse conhecimento para a comunidade, promovendo uma ação em saúde muito importante”, finalizou.
As ações dentro do mês de Prevenção à Tuberculose chegam ao fim, mas os trabalhos e atendimentos aos caxienses continuam disponíveis diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde.