Começou nessa segunda-feira (4), a primeira etapa das campanhas de vacinação contra a Influenza e Sarampo, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, na zona urbana e rural, promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As ações seguem até o dia 3 de junho de 2022, sendo que o Dia D está marcado para 30 de abril.

“Começaram as campanhas da Influenza e Sarampo. Estamos na primeira etapa, e o meio mais fácil de nos protegermos é buscar a vacina”, disse Dione Milhomen, enfermeira.

“O Dia D será em um sábado. A meta é que nesse dia continuaremos com o público da primeira etapa, e também serão acrescentadas as crianças menores e maiores de 5 anos, que justifique tomar a vacina. As pessoas estavam procurando por essa vacina desde o começo do ano, e agora chegou a hora. Nessa primeira etapa, o público-alvo da vacinação da Influenza é o de profissionais da saúde e os idosos, com 60 anos ou mais. Também estamos na Campanha contra o Sarampo, já é a 8° campanha, pois é uma doença de fácil transmissão e pode levar à morte, por isso o Ministério da Saúde resolveu incluir os profissionais da saúde”, destaca Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Já na segunda etapa da campanha contra Influenza, o público-alvo é o das crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.
Na campanha contra o Sarampo, a vacinação será das crianças de 6 meses e menor de 5 anos.